segunda-feira, 4 de julho de 2022

HOMILIA PARA O DIA 10 DE JULHO DE 2022 - 15º COMUM - ANO C

 

FAZER-SE PRÓXIMO PARA GANHAR O REINO

Está à disposição na rede mundial de computadores um pequeno livro que se chama “O Segredo Judaico de resolução de problemas”, o livro descreve que “Ao longo da história, o povo judeu experimentou inúmeras situações de ameaça à sobrevivência, tanto do ponto de vista individual como coletivo. A soma das experiências acumuladas em séculos de ensinamentos resultou em uma visão única do mundo, batizada de "cabeça de judeu". Em poucas palavras o autor afirma que um Judeu nunca responde às suas indagações, mas sempre lhe devolve uma nova pergunta.

Isso é o que se lê no Evangelho desse domingo, quando o doutor da lei faz perguntas para colocar Jesus a prova. Jesus não lhe responde, mas lhe devolve perguntas forçando o interlocutor a tomar uma atitude em relação à própria indagação.

Jesus deixa claro que não se trata de perguntar quem merece ou deixa de merecer esta ou aquela atitude, antes deixa clara a conclusão para dizer que é importante não ficar preocupado sobre quem é o meu próximo, mas aproximar-se da pessoa que necessita.

Na parábola estão 4 personagens, dois deles fiéis cumpridores da lei de Moisés e das normas e leis da religião. De modo muito claro Jesus faz uma crítica aqueles que conhecem a lei, mas não percebem as pessoas necessitadas que estão próximas e à margem da lei e das normas. Religião que honra Deus com palavras, mas não tem um coração compassivo não é uma religião que agrada a Deus.

Também na atualidade, as vítimas da violência e da marginalização, da exclusão e do desprezo estão por todos os lados. Ainda que a solução não seja tão simples e que nem sempre está ao nosso alcance não é correto nos fazer de indiferentes, não é uma atitude cristã fechar os olhos diante do sofrimento e abandono em que vivem tantas pessoas. A verdadeira religião deve nos fazer sentir a dor do outro!

O que Jesus propõe no Evangelho não é outra coisa senão a atualização do texto do Deuteronômio que está na primeira leitura. Lá o autor fala de amar a Deus com todo o coração e cumprindo os seus mandamentos: “Moisés falou ao povo, dizendo: Ouve a voz do Senhor, teu Deus, e observa todos os seus mandamentos e preceitos, que estão escritos nesta lei. Converte-te para o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma”.

São Paulo descreve a figura de Cristo: “Cristo é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois, por causa dele, foram criadas todas as coisas, no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele! ”

Se acreditamos que Ele é o centro de nossa vida e a partir de quem tudo se realiza, não resta dúvida que nossa única atitude será a de quem escuta e coloca em prática os seus Conselhos: ”Vá você e faça a mesma coisa”!

Quem se dispõe a isso pode cantar com o salmista:

“Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração”.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário