terça-feira, 6 de dezembro de 2022

HOMILIA PARA O DIA 18 DE DEZEMBRO DE 2022 - 4º DOMINGO DO ADVENTO - ANO A

 

ELE SE CHAMARÁ EMANUEL

Fazer a releitura dos acontecimentos cotidianos a partir da sabedoria dos antepassados é uma forma de confirmar a crença em novas realidades. Essa é a perspectiva da liturgia do advento que repetimos a cada ano. No advento atualizamos as promessas dos profetas e a realização do nascimento do Salvador.

O cerne da liturgia da Palavra deste domingo tem por objetivo acalmar os corações deixando claro que diante de todas as adversidades Deus está sempre conosco! O anuncio do profeta foi reinterpretado como sendo a disposição de Deus em caminhar lado a lado com seu povo, tal anuncio é também um convite para não perder a esperança: “O próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”. Todos somos convidados a perceber a permanente presença de Deus que percorre nosso cotidiano.

Na segunda leitura, São Paulo se apresenta aos Romanos com três características: “Servo de Jesus Cristo; Apóstolo por chamamento divino e Escolhido para o Evangelho”. As três características de Paulo, devem fazer parte também das escolhas cotidianas dos cristãos contemporâneos e implicam na determinação de testemunhar a Boa Nova que receberam como seguidores de Jesus. Conhecer e testemunhar o Evangelho não é uma forma de superioridade em relação aos demais, mas sim uma missão que nos foi confiada e que precisa ser cumprida com espírito de serviço e com o testemunho da própria vida.

A narrativa do nascimento de Jesus feita por Mateus no Evangelho desse domingo, ganha maior significado à medida que for lida sob a ótica da concretização do que já havia previsto o Profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco". Obvio que Deus vindo caminhar conosco de forma gratuita nos oferece também uma série de benefícios ao mesmo tempo que pede uma contrapartida. Os anjos de Deus continuam a nos esclarecer como o mensageiro fez a José: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados".

Também nós somos desafiados a não ter medo e acolher Jesus e sua proposta de braços e corações abertos essa atitude transformará a nossa vida, começando pelo perdão dos pecados.

A maneira como é anunciado o nascimento de Jesus segue o estilo de outras grandes intervenções de Deus ao longo da história e o objetivo é bastante claro: Mostrar que Jesus vem de Deus, que sua origem é divina, que Ele é o Messias prometido que se faz gente na história humana, isso é, tem uma descendência terrena.

José aceita e reconhece sua paternidade terrena daquele que é o Deus conosco. Descendente de Davi ele personifica a esperança de um novo tempo de paz e felicidade para todo o povo.

O natal significa para nós a mesma responsabilidade que Paulo experimentou: Em Jesus todos temos a missão de fazer acontecer todas as promessas feitas pelos profetas ao longo dos tempos.

Deixemo-nos conduzir pelo que rezamos no salmo:

O rei da glória é o Senhor onipotente;
abri as portas para que ele possa entrar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário