segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

HOMILIA PARA O DIA 01DE JANEIRO DE 2023 - SANTA MARIA MÃE DE DEUS - DIA MUNDIAL DA PAZ - ANO A

 

SANTA MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS!

São inúmeras as motivações que levam os cristãos a se reunir na noite do último dia do ano e no primeiro dia do novo ano. A liturgia da Igreja nos coloca diante da figura de Maria Mãe de Deus e nos propõe celebrar o Dia mundial da Paz. Com essas duas intenções todos nos colocamos como meta e desafio caminhar juntos na perspectiva de novos tempos, para isso colocamos a nossa vida e tudo o que amamos nas mãos de Deus pedindo a sua bênção e proteção para todos os sonhos e projetos.

Tal como o povo de Israel também nós estamos confiantes que Deus caminhará ao nosso lado como tem feito em todos os tempos. Ao concluir, com uma ação de graças, o ano de 2022 dizemos todos: “Até aqui nos trouxe Deus”! E com o autor da primeira leitura repetimos três vezes o nome de Deus confiados na tríplice bênção que dele recebemos: “O Senhor te abençoe e te guarde! 'O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti!

O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz”! Nenhuma realidade humana fica descoberta ou desprotegida da bênção de Deus! Obviamente que isso supõe também uma resposta da nossa parte para que a Bênção de Deus realize tudo aquilo que ela significa.

Na carta aos Gálatas Paulo volta a recordar a estreita relação que tem a filiação de Jesus com a nossa condição de privilegiados filhos, livres e amados e por isso podemos como Jesus chamar a Deus de Abbá, que significa “paizinho”. Cristo veio para libertar a humanidade de todas as formas de escravidão e de medo: “Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho para que todos recebêssemos a filiação adotiva. E porque sois filhos, Assim já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus”.

Esse Jesus que nos devolveu a condição de nação livre se deu a conhecer primeiro aos sofridos e excluídos pastores de Israel, os quais apenas ouviram o anúncio do Anjo foram apressadamente ao encontro daquele cujo anuncio consistia em garantir uma condição totalmente nova.

Os pastores não tiveram dificuldade de reconhecer no menino de Belém o esperado messias e imediatamente voltaram louvando e glorificando a Deus por lhes ter dado a oportunidade de experimentar o encontro com Deus libertador.

Outra atitude extraordinária narrada no Evangelho é o comportamento da Mãe do menino: “Quanto a Maria, guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração”. Sem compreender o significado de tudo o que estava acontecendo Maria permaneceu observando e meditando os sinais que Deus realizada na história.

O comportamento de Maria e dos pastores pode ser chamado de atitude missionária que também cada um de nós é convidado a cultivar todos os dias do novo ano, de maneira discreta, mas atuante e transformadora somos convidados a agir como os pastores: “Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido”. Façamos isso cantando com o Salmista:

Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção.

Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, *
que todas as nações vos glorifiquem!

Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, *
e o respeitem os confins de toda a terra! 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário