terça-feira, 6 de dezembro de 2022

HOMILIA PARA O DIA 25 DE DEZEMBRO DE 2022 - MISSA DA NOITE - ANO A

                                   UM FILHO NOS FOI DADO 


Não há diferença de idade. Todos em todas as circunstâncias da vida gostamos de nos sentir amparados, cuidados, protegidos. Quando alguém se aproxima, sobretudo, nas nossas fragilidades nos sentimos seguros e mais facilmente caminhamos para a realização de projetos e sonhos. Não é à toa que o Papa Francisco está convocando a Igreja inteira para vivenciar o Sínodo sobre a importância da sinodalidade, ou seja, sobre a necessidade de aprender caminhar juntos. Amparar, cuidar, proteger, ser solidário, corresponsável e assim por diante.

A Palavra de Deus na noite do Natal nos coloca nesta situação. Um filho nos foi dado, Ele veio para caminhar com a humanidade ferida e perdida. Na pessoa de Jesus Deus não nos deixa caminhar sozinhos pelos tortuosos e difíceis caminhos contemporâneos.

Na mesma condição do povo de Israel o profeta vivia desiludido com seus governantes e com a política de outrora. Nesse contexto Isaias sonha com um tempo novo: “O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade”.

As razões para essa euforia estão expressas nas palavras do profeta: “Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz. Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim”.

A carta de Tito que lemos hoje foi escrita num tempo de dificuldade em que os cristãos tinham perdido o entusiasmo inicial surgido com o anúncio da boa nova de Jesus Cristo. Nesse contexto o autor apresenta uma lista de conselhos para ajuda-los vivenciar a fé naquela situação conturbada e desafiadora: “A graça de Deus se manifestou trazendo a salvação para todos os homens. Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo”. Para que isso seja experimentado o autor apresenta três razões: O amor de Deus foi oferecido gratuitamente; a esperança ajuda perceber que a vida presente é apenas a antecipação da vida definitiva; a obra redentora tem sem culminância na pessoa de Jesus.

Lucas é o evangelista que mais se preocupa em situar os acontecimentos nos lugares e tempos. O objetivo do autor é deixar claro que a ação de Deus se realiza numa época e num espaço perfeitamente integrado na vida e na história das pessoas.

No texto de hoje o autor quer deixar claro que o nascimento de Jesus é a realização da promessa feita por Isaias: O anjo, porém, disse aos pastores: Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura".

Apresentado primeiramente aos pastores e na fragilidade de uma criança fica claro que a proposta de Deus não se impõe pela força, mas pela ternura. Deus não se impõe pelas armas, pelo poder, pelo dinheiro, pela ajuda de uma grande agência publicitária. Ontem como hoje a lógica de Deus continua sendo a mesma. No menino de Belém somos convidados a contemplar o amor de Deus que se preocupa com a felicidade e a vida de todos.

Para celebrar dignamente o Natal é importante que nos perguntemos em que medida nossa vida é uma resposta coerente e autêntica que corresponda aos valores do Reino que Jesus veio inaugurar. Cristo é a referência da nossa vida? O seu jeito de viver e sua entrega para a salvação da humanidade é assumido por nós em nossas relações cotidianas?

Não tenhamos medo de cantar com o salmista

Hoje nasceu para nós

o Salvador, que é Cristo o Senhor.

O céu se rejubile e exulte a terra, *
aplauda o mar com o que vive em suas águas;

os campos com seus frutos rejubilem *
e exultem as florestas e as matas

Nenhum comentário:

Postar um comentário