quarta-feira, 12 de junho de 2024

HOMILIA PARA O DIA 16 DE JUNHO DE 2024 - 11º DOMINGO COMUM - ANO B

 

NO REINO NÃO TEM LUGAR PARA O MEDO

A palavra de Deus deste domingo nos lança o desafio a não ter medo do medo, pelo contrário nos chama a confiar em Deus, mesmo diante das mais absurdas situações sempre há uma esperança, é assim que podemos ver o Reinado de Deus ir pouco a pouco se concretizando.

Para o crescimento do Reino de deus não é necessário grande aparato, ou estardalhaço. Jesus faz duas comparações relativas ao trabalho do agricultor. Mesmo sem ser reconhecido ele joga a semente na terra que por sua vez se encarrega de fazer germinar e crescer a planta e produzir fruto. Tal como o semeador, todo discípulo de Jesus é desafiado a fazer a mesma coisa.

Mesmo quando as contrariedades parecem se avolumar o convite é não se deixar amedrontar, o bem sempre aparece, vai ampliando horizontes e fazendo perceber a presença de Deus trazendo um novo dinamismo como uma dádiva de Deus para a humanidade. Deus atua sempre independente das circunstâncias e nada irá frustrar que o trabalho produza frutos. Não se trata de forçar o tempo e a dinâmica da semente, ambos têm seu próprio desenvolvimento e na hora oportuna será possível ver e colher os resultados.

Seja o anuncio do Reino feito outrora por Jesus e seus discípulos, seja aquele realizado ao longo do tempo por seus seguidores e na atualidade por todos os que se dispõe seguir o ensinamento do mestre, nenhuma fragilidade vai impedir a irresistível força do Reino de Deus. O texto do Evangelho é mais uma vez um desafio de paciência, confiança, coragem. Não tenhamos medo o dinamismo de Deus sempre encontra caminhos para realizar seu projeto de amor e salvação da obra criada.

Esta ideia foi apresentada também pelo profeta Ezequiel na primeira leitura, apesar das voltas que a história deu, aqueles que em Deus confiam não devem desistir, Deus nunca deixou ninguém à margem da história e continua a oferecer um futuro de paz e de justiça. A primeira leitura é também uma mensagem de esperança e só Deus é o Senhor da História.

Por isso nós rezamos no Salmo:

Mesmo no tempo da velhice darão frutos, *
cheios de seiva e de folhas verdejantes;

e dirão: "É justo mesmo o Senhor Deus: *
meu Rochedo, não existe nele o mal!"

 

São Paulo nos garante que toda a nossa vida terrena não é outra coisa senão uma caminhada na sombra das asas de Deus: “Estamos sempre cheios de confiança e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo, somos peregrinos longe do Senhor; pois caminhamos na fé e não na visão clara”. Tal como a semente plantada que a seu tempo produz fruto, um dia todos nos sentaremos à mesa na casa de Deus, essa é a certeza que deve orientar nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário