segunda-feira, 19 de agosto de 2024

HOMILIA PARA O DIA 01 DE SETEMBRO DE 2024 - 22º DOMINGO COMUM - ANO B

 

VIVENDO A PALAVRA DE DEUS:

UMA FÉ ENRAIZADA NO CORAÇÃO

 

Queridos irmãos e irmãs, hoje somos convidados a refletir sobre a importância de viver a Palavra de Deus com sinceridade e integridade. As leituras que ouvimos nos mostram como Deus deseja que sua Lei seja vivida não apenas de forma externa, mas profundamente enraizada em nossos corações.

No livro do Deuteronômio, Moisés exorta o povo de Israel a observar fielmente os mandamentos do Senhor. Ele lembra ao povo que as leis e decretos de Deus não são um fardo, mas um caminho para a vida plena e abençoada. A obediência à Palavra de Deus faz com que o povo de Israel se destaque entre as nações, mostrando a sabedoria e a proximidade de Deus em suas vidas. Moisés nos ensina que o verdadeiro sentido da Lei é guiar o coração do povo para Deus, em uma relação de amor e fidelidade.

No Evangelho de Marcos, Jesus confronta os fariseus e escribas, que criticavam seus discípulos por não seguirem as tradições de purificação. Jesus aproveita esse momento para nos ensinar uma lição fundamental: o que realmente importa não é a observância externa das tradições, mas a pureza interior. Ele nos alerta que o mal não vem de fora, mas do que sai do nosso coração. Orgulho, inveja, maldade e outras atitudes pecaminosas nascem dentro de nós, e é isso que nos afasta de Deus.

Meus irmãos, a mensagem de hoje nos chama a refletir sobre nossa própria prática da fé. Estamos vivendo a Palavra de Deus com sinceridade, permitindo que ela transforme nosso coração, ou estamos apenas cumprindo rituais e tradições externas? Deus deseja que sua Lei esteja viva em nós, que ela guie nossos pensamentos, palavras e ações, levando-nos a uma vida de verdadeira comunhão com Ele.

Que possamos, a partir dessa reflexão, renovar nosso compromisso de viver a fé de maneira autêntica e profunda, permitindo que a Palavra de Deus ilumine e transforme nosso interior. Assim, seremos verdadeiramente testemunhas do amor de Deus no mundo. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário