segunda-feira, 19 de agosto de 2024

HOMILIA PARA O DIA 08 DE SETEMBRO DE 2024 - 23º DOMINGO COMUM - ANO B

 

EFATÁ: ABRINDO O CORAÇÃO PARA A AÇÃO TRANSFORMADORA DE DEUS

 

Meus irmãos e irmãs, hoje a Palavra de Deus nos traz uma mensagem cheia de esperança e transformação. O profeta Isaías nos fala de um tempo em que o deserto vai florescer, os cegos vão enxergar, os surdos vão ouvir, e os mudos vão cantar de alegria. É uma promessa de que Deus está agindo no meio de nós, trazendo vida nova onde antes havia apenas sofrimento e dor.

No Evangelho de hoje, vemos essa promessa se cumprindo de maneira concreta. Jesus encontra um homem surdo e com dificuldade de falar. Com um gesto cheio de amor, Ele toca nos ouvidos e na língua do homem e diz: "Efatá!", que quer dizer "Abre-te!" (Marcos 7, 34). Na mesma hora, o homem começa a ouvir e a falar corretamente. Esse milagre de Jesus nos mostra que Deus sempre se preocupa com aqueles que são marginalizados, aqueles que, muitas vezes, são esquecidos pela sociedade.

São Tiago, na sua carta, nos lembra que não podemos fazer diferença entre as pessoas. Na comunidade cristã, não tem lugar para favoritismo. Todos somos iguais aos olhos de Deus, e é nosso dever acolher a todos com amor, sem distinção.


A mensagem de hoje é clara: Deus quer nos abrir os olhos, os ouvidos e o coração. Ele quer nos libertar de tudo o que nos impede de viver plenamente. Assim como Jesus abriu os ouvidos daquele homem, Ele quer abrir nosso coração para que possamos escutar sua voz e falar de seu amor ao mundo. Que possamos ser uma comunidade acolhedora, onde todos têm lugar e são valorizados.

Então, meus irmãos, vamos viver essa Palavra, deixando que Jesus toque nossa vida, para que sejamos instrumentos de sua paz e amor. Amém!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário