sexta-feira, 9 de agosto de 2024

HOMILIA PARA O DIA 11 DE AGOSTO DE 2024 - 19º DOMINGO COMUM - ANO B

 

Da Rotina Vazia à Vida em Abundância:

O Chamado de Jesus

Nos últimos domingos estamos refletindo textos do Evangelho segundo São João cuja ênfase está na relação entre comida que o organismo necessita para viver bem e a verdadeira comida que é Jesus o Pão da Vida.

Na primeira leitura o profeta Elias experimenta a solidão e o desânimo situações características também para o nosso cotidiano. Não consegue perceber uma luz para os seus problemas e pede a morte. Elias é o modelo da fragilidade humana. Entretanto o que fica claro no texto é que Deus não abandona as pessoas. Deus não retira as dificuldades do caminho, mas Ele sustenta e reanima o profeta para continuar sua missão. Também nós não tenhamos medo Ele está sempre atento quando as nossas forças não correspondem aos desafios que a vida apresenta.

Paulo nos sugere viver de maneira diferente daqueles que não conhecem a Palavra de Deus. Para os filhos de Deus não cabe o azedume, a irritação, a raiva, a maldade, o insulto, e um lista enorme de outros vícios. Quando essas atitudes governam o nosso coração facilmente ferimos as pessoas criando divisão e tristeza. Paulo nos convida a fazer um esforço nos revestindo dos sentimentos de reconciliação, de paz e de unidade.

No Evangelho, Jesus não perde seu tempo discutindo com seus interlocutores sobre sua origem divina, percebendo quanto algumas pessoas estavam longe de Deus, com o coração fechado, presos em suas rotinas religiosas e vazias de sentido ele deixa claro que sua presença é maior que os rituais e tradições. Ele oferece o pão da Vida eterna, o alimento que sacia mais do que o organismo físico. Para reconhecer esse saudável alimento não é preciso mais do que sintonia com o Pai para poder reconhecer o Filho.

Declarando que “Ele é o pão da Vida” fica claro que sua missão é garantir vida em abundância e que por meio dele todos podemos encontrar a vida definitiva. Que nossa oração, transforme nossa existência resiliência, alegria e certeza que podemos continuar caminhando juntos porque estamos na estrada certa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário