QUER ME CONHECER MELHOR?


ELCIO ALBERTON
Filho de agricultores, descendentes de italianos que imigraram para o Paraná em 1951. Sou o 12 segundo filho de uma família de 13 irmãos. Os Pais Antônio Alberton e Marta Ghizoni, tem um pouco de sua história publicada neste blog.
Fiz meus estudos primários, secundários e o curso de Filosofia no Paraná. Em 1987 fui para Santa Catarina, na Diocese de Caçador, onde trabalhei na Coordenação da Pastoral da Juventude.
Fui ordenado padre em novembro de 1990, por Dom Luiz Colussi, então bispo de Caçador. Sinultaneamente  fui Pároco das paróquias Santa Juliana de Salto Veloso e N. Sra. dos Campos de Arroio Trinta, atendendo também parte do município de Macieira. Neste tempo prestei assessoria para a Pastoral da Juventude no estado de Santa Catarina.
Em 1994 fui nomeado pároco das Paróquias Santo Antônio de Rio das Antas e Santa Isabel de Ipoméia, neste tempo prestei serviços na Presidência da Comissão do Clero de Santa Catarina.
Em 2000, fui nomeado Reitor do Santuário N. Sra. de Fátima - Mãe dos pobres - Em Fraiburgo, SC, coalborei na paróquia e fiz direção espiritual no Centro Diocesano de Solidariedade em Fraiburgo. 
Entre os anos 2000 e 2004 colaborei no Regional Sul IV da CNBB na coordenação da equipe regional de liturgia. 
Entre os anos 1996 e 2003 fiz cursos de atualização, especialização e mestrado em liturgia na Pontifícia Faculdade n. Sra. da Assunção em São Paulo.
Nos anos de 2002 a 2008 colaborei nas dioceses de Blumenau SC e Rondonópolis no MT em ambos os casos fui vigário paroquial e responsável pela formaçao litúrgica na diocese.
Em 2009, com autorização do Bispo de Caçador,fui para Curitiba onde participei do programa de Mestrado em Educação na PUCPR, trabalhando sobre a questão da formação espiritual do professor. Em Curitiba colaborei nas paróquias São Lucas do Bairro Xaxim e Cristo Rei no bairro do mesmo nome. Colaborei nas diversas escolas de formação de leigos da Arquidiocese. Conclui o mestrado e retornei para a Diocese de Caçador, em agosto de 2011. Trabalhei no Colégio Estadual Adelina Régis em Videira e na Universidade do Oeste de Santa Catarina - Caumpus de Joaçaba. Atualmente estou na direção a Escola Padre Hermenegildo Bortolato em Ipomeia - SC.
Desde 1987, nunca deixei de lecionar no ensino médio e no ensino superior. Na escola Adelina Régis tenho dois colegas professores que foram meus alunos em outras épocas.


DO QUE EU GOSTO?
Cultivar as velhas amizades e fazer sempre novas. Valorizar a família, estudar bastante, ler bastante, gosto de escrever e partilhar o que escrevo.
Tenho atenção particular para a liturgia e a homilia. Cultivo boa espiritualidade. Faço orientação espiritual personalizada e oriento retiros de oração e meditação. Trato com carinho a questão dos casais em dificuldade de relacionamento e com questões doutrinais em relação á comunhão e a segunda união.
Querendo me conhecer melhor acesse meu currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5145763252875464

Nem parece, mas já tenho 50 anos e há 22 sou padre!