sábado, 12 de dezembro de 2009

HOMILIA DO DIA 13 DEDEZEMBRO 2009


TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO

LEITURAS: Sofonias 3, 14-18a; Isaias 12, 2- 3, 4bcd. 5 -6;

Filipenses 4, 4 -47; Lucas 3, 10 -18


Alegrem-se no Senhor!

De algum modo todos já vivemos a experiência de nos preparar para uma festa, para um evento de relativa importância para a nossa vida ou para os familiares e assim por diante. Este período de preparação nos preenche de alegria e expectativas em relação àquilo que se espera acontecer. E isto é sempre muito bom. Diz-se até que “o melhor da festa é esperar por ela”.
Pois é isto que estamos fazendo neste período da Igreja que chamamos, tempo do advento. Conforme nos aproximamos da natal, redobramos a esperança e caminhamos alegres para o que chamamos encontro com o Senhor. Este encontro se dá também pelas festividades e os laços de amizade que refazemos com as pessoas em todos os sentidos.

As comemorações natalinas são a expressão daquilo que será o encontro com o Senhor Jesus. Celebrando a cada domingo, acendemos as velas do advento, a luz do Senhor vai iluminando as trevas do cotidiano e anunciamos a realização do Reino que há de vir.

As leituras bíblicas deste tempo são uma perfeita sintonia no sentido de nos fazer enxergar a preparação e a mudança à qual somos chamados por conta desta proximidade do natal. No evangelho de hoje Lucas anuncia quem será o messias e suas qualidades: ele batizará com o Espírito Santo, Ele tem autoridade, Ele é messias, sua presença não se reduz ao tempo atual, mas tem conotação para o futuro.

O que é realização na pessoa de Jesus o Profeta Sofonias havia anunciado e ouvimos na primeira leitura: Gritos de alegria, o Senhor cancelou o que era mal e tristeza, nada há que temer, ele é vencedor e está no meio de nós.

No salmo nós rezamos confiantes e repetimos com firmeza: Deus é a nossa salvação, e por isso mesmo São Paulo não teme afirmar para a comunidade de Filipos: Alegrem-se sempre no Senhor! Ele está no meio de nós.

O que as leituras querem nos dizer e pedem como atitude consiste exatamente em viver a alegria do Natal, mesmo em meio a alguns dissabores e amarguras. O tempo é de não abaixar a cabeça e não se deixar abater pelo desânimo. Se Deus é por nós quem será contra nós!

Façamos a experiência e nos deixemos guiar pela Palavra e pela Eucaristia. Renovemos nosso batismo e participemos da misericórdia de Deus. Eis que vem o nosso Deus, ele vem para nos salvar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário