sábado, 26 de julho de 2014

HOMILIA PARA O DIA 27 DE JULHO DE 2014

O BARATO, CUSTA CARO...

Com muito frequência se usa a expressão: “O Barato sai caro”. Normalmente utilizada quando se entra em algum negócio meio confuso e de resultado duvidoso. Nestes casos a pessoa que realiza precisa decidir entre uma e outra atitude, um ou outro negócio ou bem que vai adquirir ou vender. A última das possibilidades neste caso é admitir que todo negócio tem uma margem de risco e que não há alternativa que não seja a de “correr o risco”.

Pois a Palavra de Deus deste domingo tem exatamente a intenção de provocar os ouvintes para “correr o risco”.  O autor do livro dos Reis, fala sobre Salomão no início do seu reinado. Jovem ainda, Ele bem sabia os desafios que se apresentavam – os riscos – ao ocupar o trono de Davi seu pai. Recebendo a visita de Deus e a possibilidade de por ordem na casa de modo a facilitar o seu governo. Tentado pela mais extraordinária proposta: “pede-me o que quiser”, Salomão corre o risco e afirma: Dá, pois, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal”. O resultado desse pedido não poderia ser outro. Salomão terminou o seu governo como um dos mais sábios governantes que Israel havia tido em toda a sua história.

São Paulo faz afirma aos Romanos: “tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus”. Dizendo isso deixa claro que “correr o risco” de amar a Deus não é um negócio para qualquer aventureiro, pelo contrário, é uma opção acertada e cujo resultado é previsível: Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos”.

As últimas parábolas de Jesus, contadas por Mateus, são o cerne do que se pode dizer: “Correr o risco”. São três narrativas em que o comprador escolhe entre coisas  boas que ele possuía para comprar outras ainda melhores: Um Campo, Uma pérola preciosa e peixes. E Jesus conclui afirmando: Quem realmente for bom, será comparado a isso tudo e no final dos tempos terá o privilégio de se tornar discípulo do Reino sendo considerado justo diante de todos.

Aplicadas à vida cotidiana é perfeitamente possível afirmar que o mundo bom que Deus quer e que todos sonham é uma parceria que acontece com a contribuição e sabedoria de Deus e de todos. Ninguém e nada ficará excluído do projeto de Deus desde que seja capaz de “correr o risco” confiando naquele que pode mostrar qual a melhor decisão a ser tomada em cada tempo. Por isso mesmo ganha ainda mais sentido as palavras rezadas no Salmo: É esta a parte que escolhi por minha herança: observar vossas palavras, ó Senhor! A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário