sábado, 4 de abril de 2015

HOMILIA PARA O SÁBADO SANTO 2015 – 04 DE ABRIL.


ALELUIA, O SENHOR RESSUSCITOU! 

Poucas coisas são mais significativas para a pessoa e para a sociedade do que a possibilidade de passar de uma condição de vida menos digna para uma situação melhor. O tempo de preparação para essa transformação muitas vezes exige sacrifício, determinação e coragem. Para os cristãos esse processo acontece durante os quarenta dias da quaresma.
As celebrações da semana santa intensificam as expectativas da páscoa. Isso é a passagem para um tempo novo, para um estilo de vida diferente e muito melhor.
As leituras proclamadas na liturgia da noite do sábado santo recordam a ação de Deus no mundo. A longa narrativa da criação que se conclui com a expressão: “E Deus viu que tudo era muito bom”.  A proclamação da passagem do Mar Vermelho cuja mão de Deus garantiu a vida ao povo Hebreu e castigou os Egípcios que lhes perseguiam.
Os salmos que são proclamados e levam a comunidade inteira a rezar reconhecendo a maravilhosa ação de Deus em favor de todos os que nele confiam, se completam com o encontro do túmulo vazio pelas mulheres que não abandonaram o Senhor Jesus.
Vencendo todo medo e todo preconceito as mulheres caminham de madrugada para o lugar onde estava o corpo de Jesus.  Recebem em primeira mão a noticia: “Ele não está aqui, Ele ressuscitou”. Esta extraordinária noticia pede uma nova atitude, que significa não ficar parado diante do túmulo vazio. “Vão e contem aos discípulos e a Pedro caminhem até a Galileia, lá Vocês o verão”, Ordenou o anjo às mulheres.
Todas essas situações podem ser vivenciadas por cada pessoa que celebra a páscoa de Jesus neste terceiro milênio. Ninguém duvida que as dificuldades destes tempos sejam cruzes e muitas vezes “noites escuras” que sufocam a esperança, mas ao mesmo tempo apontam para a possibilidade de uma vida nova, de uma páscoa que será passagem para um tempo novo onde a vida triunfará.
É importante não se deixar vencer pelo cansaço, pela tristeza e desilusão, pelo contrário, há que se deixar abrir às novidades que Deus constantemente traz para a vida de todos. Imitar Maria, a mãe de Jesus, a hora é de guardar todas as coisas no coração de modo a não deixar passar em branco a transformação que se realiza no coração e na vida daqueles que acreditam.

Coragem, o Senhor está Vivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário