quinta-feira, 2 de abril de 2015

HOMILIA PARA A QUINTA FEIRA DA SEMANA SANTA - 2015

NOITE ESCURA DO MONTE DAS OLIVEIRAS (Bento XVI)

A Quinta feira santa, com a celebração da “Missa do Lava-pés”, introduz os cristãos no mistério da morte e ressurreição do Senhor. Não sem razão, o Papa Bento XVI, denominou a “Noite escura do Monte das Oliveiras”.
Na celebração da quinta feira cada pessoa é convidada a colocar todas as misérias e fraquezas no coração de Jesus. Nas palavras de um hino litúrgico composto para a noite de hoje  se canta assim: “Durante a ceia, o discípulo do amor/ Recostou sua cabeça/ sobre o peito do Senhor/.E cada impulso do Sagrado coração/ Era um novo testemunho/ De acolhida e de perdão... Durante a ceia, antes de enfrentar a cruz/ Quis ficar com seus amigos/ Para ser a sua luz/.Como alimento, o Sagrado Coração/ Entre nós ficou presente/ Neste vinho e neste pão”.
Os cristãos do século XXI, como os hebreus do Egito, ainda são escravos e escravizados de muitos modos, entre eles: Comodidade, preconceito, consumismo, intolerância, falta de caridade, corrupção, inveja, amor próprio, falta de compromisso com a vida e assim por diante. De algum modo, todos são chamados a dar um basta a essa situação.  São Paulo faz um convite aos conrintios que é igualmente estendido a todos: fazer uma passagem do velho homem para uma nova criatura e a agir sempre em “Memória do Senhor”.
Jesus, lavando os pés dos discípulos indica uma atitude simples e possível para todos. Se quiser ser discípulo do mestre, seguir os seus passos, uma coisa  é necessário colocar-se a serviço. Nas noites escuras da vida, o convite não é esconder-se, mas antes sair de si e servir àqueles que mais necessitam. Como disse Madre Tereza de Calcutá: “As mãos que ajudam são mais sagradas dos que os lábios que rezam”.
Celebrar a noite escura do monte das oliveiras é compreender o significado das palavras: “O amor é como grão, morre e nasce trigo, vive e morre pão”.
Deus e o seu Filho Jesus é o pão que  alimenta que faz morrer as fraquezas  e refaz as energias. A Deus  para quem tudo é possível, os cristãos são convidados a confiarem as suas vidas na certeza que Ele mesmo ajudará a fazer a passagem necessária para situações melhores e mais dignas.

Que a oração de todos e a comunhão na Igreja seja o alimento nesta Santa Semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário