sábado, 1 de agosto de 2015

HOMILIA PARA O DIA 02 DE AGOSTO DE 2015

18º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B - 2015 

ACREDITAR EM JESUS E VIVER PARA SEMPRE

Nas relações sociais, profissionais e familiares, costuma-se falar sobre pessoas e situações quer facilitam ter uma visão mais ampla dos problemas e das soluções e pessoas e situações que buscam respostas imediatas e quse sempre a curto prazo. Para esse tipo comportamento se aplicam as expressões “Fulano de tal planeja o que vai realizar, ou então, tal instituição não tem clareza da sua missão e da visão de mundo e assim por diante”.
Nestas condições é verdade que a falta de planejamento de longo prazo, muitas vezes é também responsável pela insucesso de muitos projetos e de não realização de muitos sonhos os quais permancem sempre na esperança de que algum dia aconteçam.
É sobre esta sitaução que trata a Palavra de Deus proclamada neste domingo.  Os Judeus que caminhavam no deserto rumo à terra prometida  tinham perdido a visão do seu destino final, já não compreendiam mais a importância de enfrentar alguma provação em vista do objetivo final. As preocupações deles se voltavam apenas para a imediata falta de comida. A ação de Deus em favor deles é imediata, porém a situação se resolve por alguns poucos dias.
São Paulo escreve aos Efésios e insiste com a comunidade para que tenha projetos maiores e mais amplos que a busca de soluções imediatas. Ele recomenda que se espelhem na pessoa de Jesus Cristo: “Eis pois o que eu digo e atesto no Senhor: não continueis a viver como vivem os pagãos, cuja inteligência os leva para o nada. Quanto a vós, não é assim que aprendestes Cristo, se ao menos foi bem ele que ouvistes falar, e se é ele que vos foi ensinado, em conformidade com a verdade que está em Jesus.Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade”.
No Evangelho é Jesus mesmo quem chama a atenção das pessoas que procuram apenas soluções imediatas: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”.
Esta é certamente a lição mais importante que a Palavra de Deus sugere para cada pessoa e comunidade neste 18º domingo do tempo comum. Isto é, enxergar mais longe, enxergar com os olhos de Deus como se reza no salmo: “Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, e transmitiram para nós os nossos pais, bnão haveremos de ocultar a nossos filhos, mas à nova geração nós contaremos:As grandezas do Senhor e seu poder”.
Rezar na assembleia reunida é uma forma de erguer os olhos para o horizonte e preparar caminho seguro para os pés.

Ajudar os cristãos e as comunidades perceber isso é também uma tarefa dos ministros ordenados, cuja lembrança se faz neste domingo e por quem a Igreja pede as orações de todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário