sábado, 31 de outubro de 2015

HOMILIA PARA O DIA DE FINADOS 2015

DAI-LHES, SENHOR O REPOUSO ETERNO...

Leituras: Jó 19, 1. 23-27ª; Salmo 26 (27);
Romanos, 5, 5 – 11; João 6, 37 -40.

Dentre as muitas frases e palavras sobre o sentimento de perca que as pessoas são obrigadas a experimentar ao longo da vida, uma delas diz mais ou menos assim: “Pelos olhos escorrem, aquilo que o coração já não consegue guardar... a eterna saudade!”.
É este um dos sentimentos que mais fácil se pode perceber no dia de finados. Diante do jazigo das pessoas que se ama é inevitável deixar “doer o coração”, e dentre as ações possíveis para diminuir a dor e conformar a saudade as sepulturas são decoradas com flores, frases e lágrimas.
Porém, há um consolo extraordinário que o cristianismo garante para aqueles que acreditam: “Onde está ó morte a tua vitória?”. Diante do mistério que envolve a relação entre a vida e a morte a Palavra de Deus facilita às pessoas compreenderem que a vida é um dom de Deus para ser cuidado e partilhado.
Na liturgia dos fieis defuntos quando se ouve a leitura de Jó: “Queria que as minhas palavras fossem gravadas em uma pedra: Eu sei que o meu redentor vive e que o verei face a face” se confirma a certeza que vive em todos os que acreditam: “A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” como diz São Paulo na carta aos Romanos.
Vivenciar esta verdade que permite enxugar as lágrimas é um privilégio daqueles que confiam na palavra de Jesus: “Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, eu não os afastarei”.

Visitando o túmulo dos falecidos, derramam-se lágrimas, ao mesmo tempo que se acende a luz da esperança conforme se reza no salmo: “Senhor é minha luz e salvação, sua bondade eu hei de ver na terra dos viventes”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário