sábado, 21 de novembro de 2015

HOMILIA PARA O DOMINGO DE CRISTO REI DO UNIVERSO - 2015

ELE NOS LIBERTOU DOS NOSSOS PECADOS...

Em qualquer roda de conversa alguns assuntos são muito frequentes. Dentre eles se pode recordar futebol, e sobre isso quase todo brasileiro tem uma opinião; política, e neste ponto os ânimos costumam se exaltar; previsão do tempo, e todos têm alguma expectativa e finalmente conversa fiada, esta quase sempre depois que todos os outros assuntos já se esgotaram. Mas no fundo, o cerne de todas as preocupações é sobre a qualidade de vida, em outras palavras: “Como viver melhor”!
Neste domingo, celebrado com um olhar para o título que se dá a Jesus como o “Cristo Rei do Universo”, os cristãos renovam suas esperanças no único que pode modificar todas as coisas e garantir que os desejos de todos se realizem.
O profeta Daniel, escreve num tempo em que muitos foram mortos, outros perseguidos por causa da fé no Deus único a qual sustentavam com o preço de suas vidas. Neste contexto o profeta narra uma visão de futuro: “eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. Foram-lhe dados poder, glória e realeza”.
A situação que o povo vivia na época do profeta Daniel, cerca de 500 anos antes do nascimento de Jesus, não foi muito diferente, cerca de 100 anos depois de Cristo, quando se tem as narrativas do Apocalipse, cujo texto é lido como segunda leitura deste domingo. No texto do Apocalipse, que foi escrito para reacender a esperança das comunidades perseguidas, hoje se lê o texto que diz: A vós graça e paz
da parte de Jesus Cristo, a testemunha fiel, o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, o soberano dos reis da terra”.
Eis que ele vem não confundindo, nem tampouco limitando o seu reinado aos poderes deste mundo. Quando interrogado por Pilatos sobre sua condição de Rei, Jesus responde: “'O meu reino não é deste mundo”. 
Neste rei, cujo poder não se iguala aos poderes deste mundo os cristãos são confiados a depositar suas esperanças em um tempo novo e em mais qualidade de vida. É claro que isto não virá do acaso e sem qualquer esforço pessoal. Acreditar no reinado de Jesus e perceber que o mundo pode ser melhor por causa desta verdade implica fazer ressoar em todos os cantos da terra a força do amor.
Cada pessoa é convidada a ser profeta da esperança, anunciar com a vida e com a palavra que o mundo e as relações no mundo podem ser diferentes e muito melhores.
Com o salmo deste domingo todos podem rezar em uma só voz: Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor”.
Nas Igrejas, na sociedade, nas relações políticas e econômicas leigos e leigas provam sempre mais que para muito além das meias verdades que se apresentam como absolutas o valor do Evangelho é muito maior.
Que a oração de todos ajude a cada um!



Nenhum comentário:

Postar um comentário