sábado, 22 de outubro de 2016

HOMILIA PARA O DIA 23 DE OUTUBRO DE 2016

DEUS VIU QUE TUDO ERA MUITO BOM (Gn 1,31).

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que os temporais afetaram mais de mil residências e atingiram seis mil pessoas em Santa Catarina nesta semana, deixando um rastro de destruição por todas as regiões do Estado. A notícia sensibilizou a todos e fez  surgir inúmeras iniciativas solidárias para diminuir o sofrimento das vítimas destas catástrofes. Sem sombra de dúvida a ajuda aos sofredores é uma obra de misericórdia que pode ser também compreendida como ação missionária.
A Igreja celebra neste domingo o dia mundial das missões, que neste ano teve como lema: “Cuidar da Casa Comum é nossa missão”. A oração missionária sugerida para este tempo diz assim: “Guia-nos com teu espírito, para que cuidemos com responsabilidade...”  Neste contexto é possível compreender a Palavra de Deus neste domingo mediante a qual cada pessoa pode fazer o seu exame de consciência em relação à sua ação e participação comunitária no cuidado com a Casa Comum.
Na Parábola do Fariseu e do Publicano é preciso ter presente que Jesus não está apresentando duas pessoas afirmando que um é bom e que o outro é mau. Os dois são membros de uma mesma comunidade, cada um enxerga o mundo e as pessoas sob um determinado ponto de vista. Ambos tem valores e contra valores. A comparação de Jesus não é em relação à bondade de um ou de outro, mas em relação ao modo como os dois se apresentam diante de Deus. Um deles, no caso o Fariseu, se autodenomina cumpridor de todas as normas e leis  e, portanto, tem a certeza que não tem pecado e nem precisa de perdão. O outro, pelo contrário, bate no peito e clama por misericórdia. É este o mérito do último e não a sua condição de vida.
É isto que a assembleia cristã foi convidada a rezar no salmo deste domingo: “Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera”.  Reconhecer o seu pecado e apresentar-se arrependido diante de Deus é atitude mais adequada para cada pessoa também na atualidade e uma atitude desejada para este ano da misericórdia.
Deus não faz distinção entre as pessoas, Ele não é parcial em prejuízo daquele que nele confia. São Paulo também tem esta certeza, e às vésperas de ser executado reafirma o que sempre acreditou: o Cristianismo não é a religião da lei, mas da liberdade. A Salvação vem pela fé e pela escolha que cada um faz de aceitar a pessoa de Cristo caminhando ao seu lado.
Nestes dias e diante das catástrofes ambientais que se abateram sobre Santa Catarina, certamente uma correta atitude dos cristãos é olhar para o seu dia a dia perguntando-se em que medida suas ações foram missionárias e responsáveis naquilo que diz respeito ao Cuidado com a Casa Comum. Já não se trata somente de ser solidário diante da tragédia alheia, mas de reconhecer que muito mais poderia ter sido feito para evitar que estas coisas se repetissem como tem sido frequente em terras catarinenses.


Um comentário:

  1. Impressionante como relata e tão bem,o senti na minha frente e escutei a tua voz, pude absorver palavra por palavra, que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir