sábado, 8 de abril de 2017

HOMILIA PARA O DOMINGO DE RAMOS 2017

DEUS O FEZ SENHOR E O COLOCOU 
ACIMA DE TUDO

As celebrações da Semana Santa que se iniciam com o Domingo de Ramos não são simples lembrança de fatos que aconteceram num determinado tempo da história. O que se faz nestes dias é a atualização de tudo o que se chama Mistério da Fé. A procissão com a bênção dos ramos representa a Igreja com todos os batizados construindo o Reino de Deus, embora vivam as fragilidades da condição humana.
Nesta celebração são proclamados dois textos do Evangelho. O primeiro que narra a entrada de Jesus em Jerusalém, fato que, na verdade, é um único que culmina com a paixão e morte de Jesus. O mesmo povo que proclama “Bendito o que vem em nome do Senhor” é o que grita “ele não, solte-nos Barrabás” e que logo depois afirma amedrontado “verdadeiramente esse homem era Filho de Deus”. Essas três situações continuam a se repetir no dia a dia dos cristãos.
Para cada pessoa na atualidade continua atual a palavra de São Paulo na carta aos Filipenses: “Jesus Cristo esvaziou-se a si mesmo, para que em todos os lugares e em todos os tempos, todos os joelhos se dobrem e toda língua proclame: Jesus é o Senhor!”.
A força divina que o Profeta Jeremias descreve na primeira leitura: “Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo”, foi o sustento de Jesus diante de todas as dificuldades até mesmo quando ele pede: “Pai se é possível afasta de mim este cálice” e ainda: “Meu Deus, Meu Deus porque me abandonaste”.
A oração que se faz no salmo: “Todos os que amam o Senhor Deus, lhe cantem louvores, lhe glorifiquem os descendentes de Jacó e o respeitem toda a raça de Israel”.
Como última palavra para guardar no coração: Celebrar a semana santa um encontro vivo com Jesus vivo, que obviamente também acontece no encontro vivo com cada pessoa com quem se tem relação no dia a dia.
Neste sentido ganha ainda mais sentido a oração da missa que diz: “Concedei-nos aprender o ensinamento de sua paixão e ressuscitar com ele na glória”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário