quarta-feira, 12 de abril de 2017

HOMILIA PARA A VIGILIA DA PÁSCOA 2017

ELE NÃO MORRE MAIS

A celebração da Vigília da Páscoa coloca os cristãos diante da mais extraordinária surpresa de Deus. Todos os envolvidos no processo da morte da Jesus foram surpreendidos com a novidade da manhã da ressurreição. Fazer memória deste extraordinário acontecimento significa caminhar com as mulheres que foram ao túmulo na madrugada do primeiro dia.
Desiludidas e preocupadas com o modo como a vida deveria continuar depois da morte do Senhor elas caminham até a sepultura “Vão cumprir um gesto de piedade, de afeto, de amor, um gesto tradicionalmente feito a um ente querido falecido, como fazemos nós também. Elas tinham seguido Jesus, ouviram-No, sentiram-se compreendidas na sua dignidade e acompanharam-No até ao fim no Calvário e ao momento da descida do seu corpo da cruz” (Papa Francisco Homilia da Vigília da Páscoa 2013).
Transtornadas com tudo o que tinham visto e vivido tiveram dificuldade para  compreender os fatos que estavam acontecendo naquela extraordinária manhã, entretanto elas não duvidam do mandato de Jesus: “digam aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia lá Vocês me verão”.
Como as mulheres daquele tempo também a humanidade hoje se vê às voltas com as surpresas de Deus. Nesta páscoa eis o convite: “Não nos fechemos à novidade que Deus quer trazer à nossa vida! Muitas vezes sucede que nos sentimos cansados, desiludidos, tristes, sentimos o peso dos nossos pecados, pensamos que não conseguimos? Não nos fechemos em nós mesmos, não percamos a confiança, não nos demos jamais por vencidos: não há situações que Deus não possa mudar; não há pecado que não possa perdoar, se nos abrirmos a Ele” (Papa Francisco Homilia da Vigília da Páscoa 2013).
A longa liturgia da Palavra proclamada na celebração desta noite faz a recordação de todas as surpresas que Deus realizou ao longo do tempo. A humanidade é convidada a não buscar entre os mortos aquele que está vivo.
“Os problemas, as preocupações de todos os dias tendem a fechar-nos em nós mesmos, na tristeza, na amargura… e aí está a morte. Não procuremos aí o Vivente! Aceita então que Jesus Ressuscitado entre na tua vida, acolhe-O como amigo, com confiança: Ele é a vida! Se até agora estiveste longe d’Ele, basta que faças um pequeno passo e Ele te acolherá de braços abertos. Se és indiferente, aceita arriscar: não ficarás desiludido. Se te parece difícil segui-Lo, não tenhas medo, entrega-te a Ele, podes estar seguro de que Ele está perto de ti, está contigo e dar-te-á a paz que procuras e a força para viver como Ele quer” (Papa Francisco Homilia da Vigília da Páscoa 2013).

Que a páscoa ensine a todos e a cada um a “cuidar e guardar a criação”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário