quinta-feira, 1 de junho de 2017

HOMILIA PARA O DOMINGO DE PENTECOSTES 2017

O ESPÍRITO SANTO IMPULSIONA O 
ANUNCIO DA VERDADE


As chuvas desta semana e os efeitos causado pelo excesso delas, o lançamento dos mísseis balísticos na Coreia do Norte com outras experiências de poderio militar nos Estados Unidos se tornaram conhecidos instantaneamente pelo mundo inteiro.
O Papa Francisco enviou mensagem para o dia mundial das comunicações sócias que se se celebrou no domingo passado, e o texto começava com as seguintes palavras:

Graças ao progresso tecnológico, o acesso aos meios de comunicação possibilita a muitas pessoas ter conhecimento quase instantâneo das notícias e divulgá-las de forma capilar. A todos quero exortar a uma comunicação construtiva, que, rejeitando os preconceitos contra o outro, promova uma cultura do encontro por meio da qual se possa aprender a olhar, com convicta confiança, a realidade. Creio que há necessidade de romper o círculo vicioso da angústia e deter a espiral do medo, resultante do hábito de se fixar a atenção nas «notícias más» (guerras, terrorismo, escândalos e todo o tipo de falimento nas vicissitudes humanas).

A Palavra de Deus é uma boa notícia e na celebração de Pentecostes, que se celebra neste domingo, fica ainda mais clara esta sua função e finalidade. As leituras proclamadas na liturgia deste domingo apresentam a ação de Deus por meio do Espírito Santo nas comunidades cristãs primitivas ao mesmo tempo que convidam os cristãos e todas as pessoas do terceiro milênio a construir relações construtivas, cultura do encontro, confiança e verdade.
Os Atos dos Apóstolos permitem perceber que a ação de Deus alcança o mundo inteiro. O texto afirma que gente de todas as partes do mundo ouviram anunciar as maravilhas de Deus em sua própria língua porque todos ficaram cheios do Espírito Santo.
Pedir com a insistência o dom do Espírito Santo não é uma ação de pouca importância ou que tenha pequenos efeitos, pelo contrário, o dom do Espírito Santo tem por finalidade reconhecer as grandes obras do Senhor e que Ele mesmo é fonte de alegria e segurança para a vida de todos.
E São Paulo aos Coríntios faz uma afirmação que se aplica também aos cristãos da atualidade:
De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.

Ora, o Espírito que foi dado por Jesus tem a sublime missão de garantir a construção da paz, do perdão e da comunhão:

Como o Pai me enviou, também eu vos envio'. E depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: 'Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos. 

Passados mais de 2000 anos daquele extraordinário acontecimento, mais do que nunca o Espírito do Senhor continua sendo derramado sobre a Igreja e sobre todas as pessoas. Mais do que nunca as exigências e desafios do mundo contemporâneo pedem que as pessoas sejam capazes de utilizar o progresso tecnológico para promover a paz, a comunhão, a caridade, o diálogo fraterno.
O Espírito impulsiona as pessoas exercerem com franqueza e firmeza mostrando abertamente os pecados, as contradições, as injustiças e ameaças presentes na atualidade. É o mesmo Espírito quem faz renascer para a vida em Deus e proclamar que é possível um mundo de paz e um tempo de graça.
Que a oração de todos fortaleça os laços da paz e da caridade entre todos em todos os lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário