quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

HOMILIA PARA O DIA 21 DE JANEIRO DE 2018 - 3º DO TEMPO COMUM

É IMPORTANTE FRUTIFICAR EM BOAS OBRAS...

Se tem uma coisa que deixa a todos intrigados é a falta de paixão, de garra, de entusiasmo pelas causas e pela própria vida. É comum ficar incomodado quando uma pessoa, grupo, organização ou sociedade não vibra por alguma causa e não persegue algum ideal.
É sobre garra, paixão, determinação que tratam as leituras da Palavra de Deus para este domingo.  O texto de Jonas, apresenta um grupo de estrangeiros que viviam em proximidade com os israelitas recém voltados do exílio. Deus, por meio do profeta, faz um apelo aos ninivitas para uma mudança de vida. A cidade entende o apelo e sem pestanejar decide tomar uma atitude da qual ninguém ficou excluído: “Os ninivitas, creram na mensagem de Jonas e proclamaram um Jejum e todos vestiram-se de sacos do maior ao menor...” A contrapartida não poderia ser outra: “Deus perdoou a todos”.
São Paulo faz um apelo aos coríntios. Não fiquem apegados às coisas deste mundo. Tudo isso passará. Em resumo: Tomem uma atitude, vivam com garra, com paixão, com determinação cada momento e cada situação.
Por sua vez o Evangelho apresenta Jesus pregando nas vizinhanças do mar da Galileia. E não faz um discurso qualquer e vazio de sentido para aquele povo. “Completou-se o tempo, o reino de Deus está próximo... Acreditem no Evangelho”. E sua pregação se completa com o chamado dos primeiros discípulos os quais não fazem nenhuma resistência para tomar a decisão: “No mesmo instante deixaram as redes e o seguiram”. Isto é, nenhum deles fez corpo mole em relação as propostas que Jesus lhes apresentava.
As três leituras são uma oportunidade para fazer as comunidades cristãs da atualidade se perguntar em que medida as ações que são realizadas servem para fazer os demais se converterem e acreditarem na boa nova? Em que medida se faz acolhimento e se garante a perseverança dos que chegam e daqueles que já estão nas comunidades?

Que a Eucaristia, a Palavra e a oração de todos reforce a certeza de que o Reino de Deus presente no mundo precisa ser mostrado com maior clareza pelo testemunho de todos os que se declaram crentes no mesmo Pai e criador de todas as coisas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário