sexta-feira, 20 de julho de 2018

HOMILIA PARA O DIA 22 DE JULHO DE 2018


POLÍTICA E RELIGIÃO DUAS COISAS 
QUE TEM TUDO A VER

Uma das notícias nos grandes meios de comunicação em Santa Catarina nesta semana apresentava o volume de gastos que a Assembleia Legislativa Barriga Verde tem anualmente com cada deputado. Pasmem, cada um deles consome quase dezesseis milhões de reais. O mesmo veículo de comunicação anunciava que faltam em Santa Catarina, pelo menos, 179 leitos de UTI Neonatal. Não precisa ficar garimpando notícias para encontrar outras inúmeras barbaridades de malversação de recursos públicos nas diversas instâncias de governo. Sem pestanejar é possível repetir as palavras de Jesus: “Tenho pena deste povo, se parece ovelhas sem pastor”.
O relato do Evangelho proclamado na liturgia deste domingo apresenta o retorno dos discípulos depois de uma tarefa missionária que o mestre lhes havia confiado. O Texto diz que “Os apóstolos se reuniram com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer”. Apesar desta situação Jesus não se furta de atender o povo e ajuda a encontrar uma resposta para os seus sofrimentos. Diferente das autoridades do seu tempo, que se reúnem para planejar a morte, Jesus acolhe para lhes dar de comer e devolver a esperança.
O jeito de ser e agir de Jesus reproduz a ação de Deus reconhecida pelo povo ao longo da história na figura do bom pastor como se reza no Salmo: Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei; estais comigo com bastão e com cajado; eles me dão a segurança”.
Sobre Jesus é que São Paulo escreve aos efésios: Ele aboliu a Lei com seus mandamentos e decretos. Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem novo, estabelecendo a paz. Quis reconciliá-los com Deus, ambos em um só corpo”.
Ora se a ação de Jesus teve este objetivo e de fato conseguiu realizar, também aos cristãos do terceiro milênio se pede a mesma coisa. Diante deste povo sem esperanças, diante das injustiças e mau uso do dinheiro público, diante de políticos corruptos que usurpam o direito dos povos, todos são convidados a não se calar, não concordar, não compactuar, em resumo: Política e religião tem tudo a ver. Um verdadeiro cristão vai dizer não ao estilo de fazer política que as nossas lideranças vem repetindo a décadas confirmando a exploração de alguns sobre a grande maioria.
Que todos tenham a coragem de ser missionários capazes de anunciar a vontade de Deus ao mundo como fez o profeta: “Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho de minha pastagem, diz o Senhor! Suscitarei para elas novos pastores que as apascentem; este é o nome com que o chamarão: 'Senhor, nossa Justiça.”.

Um comentário: