quinta-feira, 21 de setembro de 2023

HOMILIA PARA O DIA 24 DE SETEMBRO DE 2023 - 25º DOMINGO COMUM - ANO A

 

 MISERICÓRDIA E PIEDADE É O SENHOR

  

Uma das situações que aborrece qualquer pessoa é a falta de seriedade em relação aquilo que promete. Por exemplo, você agenda uma visita fica esperando e a pessoa não aparece; você compra um produto e no dia marcado o produto não chega; você faz um orçamento e na execução do serviço lhe apresentam outro valor. Em todas essas situações o que está em jogo é a seriedade e lealdade nas palavras. A Bíblia é o livro que contém a Palavra de Deus, e precisamente se dia A PALAVRA, porque Deus não é uma pessoa de muitas palavras.

A fala do profeta Isaias neste domingo não poderia ser mais animadora e cheia de ternura: Meus pensamentos não são como os vossos pensamentos e vossos caminhos não são como os meus caminhos, diz o Senhor”. Tudo o que está nas mãos de Deus supera infinitamente todas as capacidades humanas. A palavra do profeta se resume: “Fidelidade, lealdade, coerência”.

Por isso mesmo a Igreja inteira reza, respondendo à Palavra do profeta: “Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura”.

São Paulo, preso e apenas esperando sua execução, faz um balanço de toda a sua vida e de todas as suas ações e conclui com um convite que merece ser aplicado ao dia a dia de todas as pessoas: “Só uma coisa importa: vivei à altura do Evangelho de Cristo”.

Como em outras ocasiões, na parábola do bom patrão Jesus mostra como sua vida está em sintonia com as preocupações do seu tempo e do seu povo. Ele tinha clareza da falta de trabalho e oportunidade que deixava muitas pessoas à margem da sociedade. A prática do patrão não se limita a partir do certo e do errado a da concordância com a lei. O evangelho confirma o que disse o profeta: “meus pensamentos não são como os vossos pensamentos...” A pessoa justa, segundo a medida do coração de Jesus não se acomoda enquanto todos não estiverem incluídos no seu projeto e mais importante do que pagar com justiça aos trabalhadores é pagar o suficiente para que todos tenham o necessário para sua sobrevivência e a dignidade da sua família.

Jesus desmonta a ideia de direitos e méritos, ele identifica a inveja daqueles que se acham melhores que os demais. Na dinâmica do reino não tem espaço para disputas mesquinhas sobre quanto alguém faz supostamente pelo outro. Jesus de novo propõe a qualidade da ação mais do que a quantidade. O pagamento de uma diária igual, mais do que um valor numérico é uma maneira que Jesus tem para dizer: Deus não faz diferença entre as pessoas.

Reunidos em Assembleia de oração em súplica e ação de graças todos os que cremo no Cristo. Reunidos rezamos a elevamos louvores e agradecimentos pedindo por todos e com todos que a justiça de Deus aconteça em todos os lugares e com a colaboração de todos.

A liturgia convida a todos e a cada pessoa em particular a se deixar moldar pela Palavra de Deus de modo que pela prática dos conselhos evangélicos seja possível a construção de uma sociedade sempre mais autêntica, humana e fraterna. 

 

Um comentário:

  1. Boa noite querido Sacerdote Paz e Bem,
    que Deus abençoe sempre sua vocação 🙏🙏🙏 continue assim.

    ResponderExcluir