segunda-feira, 25 de setembro de 2023

HOMILIA PARA O DIA 01 DE OUTUBRO DE 2023 - 26º DOMINGO COMUM - ANO A

 MOSTRAI-ME Ó SENHOR VOSSOS CAMINHOS

Dentre as muitas falas atribuídas a São Francisco de Assis, uma delas diz assim: “Pregue o Evangelho todo o tempo, se necessário use palavras”. O Papa Francisco numa de suas falas faz uma advertência aos cristãos “Iludidos pela mundanidade espiritual que rezam como papagaios, sem qualquer entusiasmo pelo Evangelho”.

Essa mesma crítica fez o profeta Ezequiel no texto que ouvimos na primeira leitura fazendo um convite aos seus conterrâneos todos são desafiados a viver com coerência a aliança que fizeram com Javé. Tal como os israelitas também nós somos convidados a um compromisso sério e sem rodeios. Quando se trata de viver na perspectiva do Reino não servem meias palavras.

Paulo escreve aos cristãos da cidade de Filipos sugerindo seguir o exemplo de Cristo: “Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, mas esvaziou-se a si mesmo”. Cristo tendo aceitado se fazer igual a todos deixou para o mundo a maior lição de amor. A recomendação de Paulo também serve para nós, trata-se de praticar a solidariedade e a comunhão não somente com palavras bonitas. Paulo conclui seu texto com a comparação entre Adão e Jesus o primeiro foi desobediente o segundo obediente. O resultado de um de outro não permite meias palavras.

No Evangelho Jesus apresenta mais um exemplo de coerência e de falta de coerência. Com a parábola dos dois filhos Jesus deixa claro que não bastam palavras bonitas e boas intenções. Mais do que responder com prontidão trata-se de cumprir o que se promete. O texto vem na continuação do último domingo, dizer sim implica em não se fazer indiferente quando se trata de colocar em prática aquilo que se acredita. Falando aos entendidos em leis e conhecedores da escritura e dos profetas Jesus garante que muitos dos que disseram não e se arrependeram são mais merecedores do que os que se julgam bons e perfeitos mas fazem somente com palavras bonitas e não entenderam nada da dinâmica do Reino.

A lição que Jesus dá aos fariseus se aplica a cada de nós que muitas vezes dissemos sim e agimos como quem disse não, outras vezes dizemos não e voltamos atrás agindo com lealdade superando a indiferença indo além de declarações teóricas e de boas intenções. O Verdadeiro cristão não é aquele que passa uma boa impressão, que finge respeitar as regras e tem um comportamento de fachada. O verdadeiro discípulo de Jesus e que faz como o Mestre é aquele que cumpre a vontade do Pai. Em resumo, ninguém está dispensado de colaborar na construção de uma sociedade mais fraterna, inclusiva e humana. Não serve, no dizer do Papa Francisco Cristãos papagaios. É mais importante e necessário o que diz Francisco de Assis: Prega o Evangelho sempre, se necessário use palavras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário