sexta-feira, 29 de março de 2019

HOMILIA PARA O DIA 31 DE MARÇO DE 2019 - 4º DA QUARESMA - ANO C


DEIXAR-SE GUIAR PELA MISERICÓRDIA

Tomar decisões erradas, andar por caminhos que nem sempre são muito confiáveis. Literalmente “quebrar a cara” por conta de escolhas pouco claras e seguras não raro obrigam as pessoas “cortar na própria carne” como alternativa para reencontrar o caminho e corrigir os destinos equivocados. É destas situações e decisões que trata a Palavra de Deus neste domingo e faz um convite a descobrir o amor de Deus e sua misericórdia que reabilita a retomar o caminho e reconstruir a comunhão e a fraternidade.
A primeira leitura narra a entrada e instalação do povo na terra prometida, os filhos nascidos durante a travessia do deserto são circuncidados como um sinal da pertença ao povo de Deus. Renovados os filhos dos hebreus constituem uma nação renovada e participantes de um processo coletivo de conversão que marca também o fim da humilhação sofrida no Egito e assinala um tempo novo que recupera a aliança com o verdadeiro Deus.
No tempo da quaresma os cristãos são também convidados a fazer a mesma experiência dos israelitas que significa colocar um ponto final na escravidão e no deserto e recomeçar uma vida nova de liberdade e de paz. A circuncisão que os cristãos são chamados a fazer não se trata de um corte físico, mas de um corte nos costumes e nas práticas que impedem a celebração de um verdadeiro compromisso com Deus.
Por sua vez São Paulo também faz a mesma exortação servindo-se de outras palavras: “Nós somos, portanto, embaixadores de Cristo; é Deus quem vos exorta por nosso intermédio.
Nós vos pedimos em nome de Cristo: reconciliai-vos com Deus”
. A recomendação fundamental para a comunidade de Corinto é reconciliação, ou seja, coragem de começar de novo e de um jeito diferente. Basicamente a mesma lição que se pode tirar da primeira leitura: Na condição de uma comunidade renovada pela pessoa de Jesus Cristo a hora é de reconstruir a aliança com Deus e a comunhão com todos.
A longa e extraordinária parábola do Filho Pródigo, ou do Pai misericordioso tem o mesmo pano de fundo e dela se pode tirar a mesma lição. Apesar das infidelidades humanas Deus continua a oferecer um projeto de comunhão e de amor. Ter a coragem do filho infiel é um convite para cada pessoa e para todos nas comunidades: Reconhecer o pecado, levantar-se e ir ao encontro do Pai de toda a misericórdia.
Seja ao filho arrependido, seja ao filho mais velho que se acha perfeito e incapaz de perdoar o Pai oferece sempre o projeto de comunhão longe de qualquer egoísmo, autossuficiência e desamor: “Filho tudo o que e meu é seu, mas era preciso se alegrar porque o seu irmão estava morto e voltou a viver, estava perdido e foi reencontrado”.
Todos são desafiados para ir além da lógica e da justiça humana e permitir que a misericórdia de Deus possa transparecer nas relações do cotidiano. É isso que se reza no salmo deste domingo:  “Provai e vede como o Senhor é bom. Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes, o vosso rosto não se cobrirá de vergonha. Este pobre clamou e o Senhor o ouviu, salvou-o de todas as angústias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário