terça-feira, 31 de dezembro de 2019

HOMILIA PARA O DIA 01 DE JANEIRO DE 2020 - MARIA MÃE DE DEUS - DIA MUNDIAL DA PAZ - ANO A


A PAZ COMO CAMINHO DE ESPERANÇA
Celebrar a Eucaristia neste primeiro dia do ano novo implica fazer, pelo menos, três considerações: A liturgia nos recorda Santa Maria Mãe de Deus; A pedido do Santo Papa Paulo VI, desde 1968, é celebrado nesta data o dia mundial da Paz e em terceiro lugar é o primeiro dia de um novo ano civil.
A figura de Maria, Mãe de Deus nos lembra a raiz da nossa condição humana e atualiza a nossa vocação: Como Maria todos somos chamados a dar nosso “Sim” ao projeto de Deus. A resposta de Maria garantiu que a humanidade pudesse conhecer a pessoa de Jesus e o seu projeto libertador. O dia Mundial da Paz, a cada ano, vem iluminado por uma mensagem do Papa. Neste ano Francisco recorda que o caminho da paz é sempre um caminho de esperança e que a paz como promessa de Deus se concretizou para o mundo com o nascimento de Jesus. Ora, para aqueles que creem no Cristo a paz não é um sonho distante, uma utopia, pelo contrário, a Paz que Ele nos trouxe é uma força que transforma a vida e a história humana. Ao iniciar um novo ano merece ser considerado por todos o esforço que a Igreja e tantas outras instituições realizam ao longo do tempo com a finalidade de promover uma boa convivência, um bom diálogo, e o verdadeiro bem comum.
Esta missão está clara também na Palavra de Deus. As três leituras são muito claras quando se trata de perceber a presença contínua de Deus na caminhada de todos: “O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz”
A carta de São Paulo aos Gálatas, escrita por ocasião de uma crise na comunidade facilita entender a razão fundamental para o nascimento de Jesus: “Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá - ó Pai! Assim já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus”. A atitude dos pastores indo ao encontro da Boa notícia que lhes fora transmitida pelo anjo mostra como a vinda do Senhor Jesus provoca alegria e felicidade plena convidando todos, sem exceção, a louvar a Deus e a testemunhar os sinais libertadores no meio do mundo: “Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam”.
De Maria a Mãe de Deus, que nos proporcionou o reencontro definitivo da criatura com o seu criador, precisamos aprender a sensibilidade de “guardar todas as coisas no coração”. Tal como Maria todos somos chamados, segundo o Papa Francisco a buscar de maneira apaixonada a paz como uma busca por estabelecer a verdade, a justiça e o diálogo colocando a família no centro de todas as atenções. Agindo desta maneira será possível perceber como a Paz será sempre um caminho de Esperança!


Nenhum comentário:

Postar um comentário