sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

HOMILIA PARA O DIA 22 DE DEZEMBRO DE 2019 - 4º DO ADVENTO - ANO A


ABRAM AS PORTAS PARA QUE ELE POSSA ENTRAR
A brilhante companha do Flamengo em 2019, conquistando os títulos carioca, brasileirão, libertadores e... transformou a maior torcida brasileira num grupo de entusiastas defensores e propagadores das virtudes do clube carioca, entre elas: A garra dos seus jogadores, a astúcia do seu técnico a esperteza dos seus dirigentes e uma série de outras que muitas vezes passavam despercebidas. Isso não significa esquecer que o mesmo time, agora elevado às alturas, não tenha manchado a sua história com situações menos honrosas e que dispensam ser citadas aqui. Ora, mas qual a relação desta saga do futebol com a Palavra de Deus deste 4º domingo do advento?
O povo Hebreu, escolhido por Deus e que experimentou sua mão libertadora em diversas ocasiões na história não foi sempre muito justa, honesta e sem manchas. Apesar disso em um determinado momento fez a melhor campanha de todos os tempos. A Palavra proclamada na liturgia de hoje deixa mais do que claro que Israel vive a melhor fase de todos os tempos: Ele mesmo “Deus conosco” veio ao encontro do seu povo e lhes oferece uma proposta de salvação que na pessoa de Jesus se torna definitiva.
Isaias deixa claro que Deus não abandona o seu Povo e que caminha de mãos dadas com todos os que se deixam conduzir por essa mão forte facilitando-lhes alcançar vitorias espetaculares apesar das suas fragilidades e pecados: “Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”.
No texto de Mateus Jesus é apresentado como a presença mais extraordinária que Deus pode fazer em favor daqueles que Ele ama. Em contrapartida pede-se apenas que os escolhidos abram sua vida e seu coração e se deixem transformar por essa presença: “não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus,
pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados'. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 'Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco.' Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa
”. Compreender esse texto significa torcer pelo seu time com todas as suas forças e apresentar todas as qualidades e virtudes que tornam suas campanhas exitosas. Compreender que o Natal é verdadeiramente o encontro de cada pessoa com Deus é uma situação que só acontece plenamente se nossa vida estiver disponível para acolher e abraçar  a proposta que ele veio fazer.
Celebrar o Natal como resultado de uma campanha de time vencedor implica fazer desta festa muito mais do que as celebrações consumistas regadas pela comida e pelos presentes. Essas realidades fazem parte de uma festa muito maior que supõe reconhecer as virtudes de Maria e de José com sua disponibilidade de quem se deixa envolver por Deus e responde com um sim total e irrestrito.
Será mediante essa condição que cada pessoa é também convidada a dizer sim todos os dias, de maneira tal que todos reconheçam pelo empenho dos seguidores como Deus continua sendo Um conosco. Na condição de seguidores de Jesus, tal como torcedores apaixonados pelo seu time, todos temos a missão de levar sua Palavra para todos os lugares como sugere São Paulo na segunda leitura: “É por Ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome. Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo”.
O natal será verdadeiramente sinal da presença de Deus conosco à medida que por nossa vida e nossa voz as pessoas puderem experimentar uma ação viva, ativa e transformadora capaz de produzir condições melhores e mais humana para todos de tal maneira que se possa perceber concretamente o que se reza no salmo: “Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário