sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

HOMILIA PARA O DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2019 - SAGRADA FAMÍLIA - ANO A


RESPEITAR OS PAIS NOS FILHOS E
NELES ACOLHER DEUS E SUA PALAVRA
Poucas realidades humanas são tão significativas e tocam de maneira tão profunda e extraordinária a vida inteira das pessoas quanto a relação daqueles que se unem por laços familiares. E por maiores que sejam as dificuldades e diferenças entre os membros de uma mesma família a unidade e a comunhão entres seus membros se fortalece nas horas das dificuldades e das provações.  As leituras da Palavra de Deus previstas para esse domingo da Sagrada Família ajudam a compreender as responsabilidades de cada pessoa e fortalecer os laços de comunhão precisamente quando nem sempre conseguimos entender a razão para determinados acontecimentos. As três leituras podem ser entendidas como uma série de lições práticas para que as famílias possam ser sempre mais felizes apesar das dificuldades.
O texto do Eclesiástico apresenta uma forma objetiva e sem rodeios para provar que se ama alguém: “Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros. Quem honra o seu pai, terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido. Quem respeita o seu pai, terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe. Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida, a caridade feita a teu pai não será esquecida”.
Já a segunda leitura valoriza o amor que brota daqueles que aceitam e reconhecem Jesus Cristo como seu único Senhor: “Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai”.
Mateus contando passagens da infância de Jesus apresenta o comportamento de uma família exemplar. Dentre os traços que merecem destaque estão a solidariedade entre os membros e a confiança nos caminhos da vida que são lidos à luz da proposta de Deus. Diante de todas as dificuldades que a família de Nazaré enfrentou a comunhão e a solidariedade entre de todos garantiu soluções razoáveis para não se deixar abater pelo desânimo. Pelo contrário, mantiveram a união e fortaleceram a responsabilidade com a defesa da vida vendo todas as alternativas como guiadas pela mão de Deus: “Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse... Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito... Por isso, depois de receber um aviso em sonho”.  Nesta celebração da Sagrada Família peçamos também nós a clareza e a compreensão da mão de Deus estendida em todas as dificuldades que a vida sempre nos apresenta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário