quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

HOMILIA PARA O DIA 08 DE DEZEMBRO DE 2019 - IMACULADA CONCEIÇÃO - 2º DOMINGO DO ADVENTO - ANO A


COMO MARIA, BENDITOS, ESCOLHIDOS
E CHEIOS DE GRAÇA
Nas relações familiares, sobretudo, com filhos adolescentes uma das situações mais constrangedoras acontece quando os pais flagram os filhos em alguma atitude suspeita. Na Escola um dos fatos mais corriqueiros e que mostram a fragilidade das relações é o uso do celular em sala de aula para finalidade diferente daquela que o professor havia solicitado. E convenhamos que todo o cotidiano é marcado por desconfortos quando uma pessoa percebe que está sendo vigiada, ou que alguma de suas atitudes nem sempre poderiam ser realizadas à luz do dia.
Pois esta foi a situação de Adão e Eva narrada na primeira leitura. O texto do Gênesis proclamado neste domingo não tem o objetivo de contar um fato acontecido num passado distante e necessariamente com as duas primeiras criaturas humanas. Pelo contrário, o pecado de Adão e Eva pode ser entendido como todos os pecados que cada pessoa vai fazendo ao longo da vida e em todos os tempos. Em algum momento da vida a própria consciência acusa aqueles que imaginam estar se alimentando da “árvore da vida” e que nunca terão suas atitudes ilícitas reconhecidas. De repente tudo se desmorona e como Adão procura responsabilizar um terceiro ou arrumar uma explicação para o inexplicável. É dessa situação que surgiu o título dado a Eva como a mãe do pecado e que por causa dele fez um nó na relação com o criador.
Exatamente o contrário do que ocorreu com Eva se dá com Maria. A Imaculada nada tem a esconder, o anjo lhe aparece como o enviado de Deus e Ela não precisa se esconder. Exatamente onde está, nas lidas do cotidiano, na sua própria casa, ocupada com os afazeres da sua condição recebe a visita que lhe diz: “Maria Cheia de Graça”, ou em outras palavras – Maria Deus está contente com Você. E por causa disso foi escolhida para dar continuidade a tudo o que Deus sonhou para a humanidade.
A lição que se pode tirar nos dois casos é muito simples e objetiva a vida de todas as pessoas está nas mãos de Deus e Ele conhece por inteiro. D’Ele nada precisamos esconder, quanto mais transparente for nossa relação com o Senhor de todas as coisas mais poderemos experimentar o que diz São Paulo na segunda leitura: “Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e  irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo”.
Mas o que significa ser santos e irrepreensíveis senão perceber que Deus tem um projeto para que somos desafiados a concretizá-lo no nosso dia a dia, no meio das solicitações do mundo, das exigências da nossa vida profissional, social e familiar garantir tempo para encontrar Deus sem medo e sem subterfúgios.
Na festa de Maria Imaculada que soube dizer Sim a Deus peçamos que ela ajude a desatar os nós que nossos pecados fazem todos os dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário