quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

HOMILIA PARA O DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2019 - TERCEIRO DO ADVENTO - ANO A


O SENHOR É FIEL PARA SEMPRE
Dentre as muitas frases motivacionais disponíveis pelo toque de um dedo na tela do celular, uma delas diz mais ou menos assim: “O otimista vê oportunidade em cada dificuldade enquanto o pessimista vê dificuldade em cada oportunidade”.
Vivenciando o tempo do advento, a questão das oportunidades e dificuldades que a vida nos apresenta é o cerne da liturgia da Palavra deste terceiro domingo. A palavra de Deus faz um convite para transbordar de alegria porque somos amados por Deus e que seu amor traz manifestações de liberdade, de resgate da vida e da esperança, embora essa verdade não elimine as tribulações e incertezas.
Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. Germine e exulte de alegria e louvores. Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. Dizei às pessoas deprimidas: 'Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar'. Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. O coxo saltará e se desatará a língua dos mudos”.
Experimentar a alegria do Natal não é querer que tudo seja um mar de rosas, que todas as dificuldades deixem de existir. Anunciar o Cristo que vem significa fazer a experiência do evangelho que aponta para um tempo em que Deus terá a última palavra. Um tempo em que a bondade e o amor vencerão todo ódio e toda dor, ocasião em que Deus será tudo em todos.
É isso que fica claro no Evangelho que começa descrevendo a realidade da perseguição e da condenação injusta sofrida por João depois de ter falado a verdade em relação ao pecado do rei. Apesar disso Jesus afirma que a presença de Deus se evidencia pelos sinais: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados”. O que se realizou no tempo de Jesus continua sendo uma verdade para os nossos dias: Deus não nos abandona e continua vindo ao nosso encontro.
As pessoas poderão reconhecer a visita de Deus por meio das ações e atitudes dos cristãos. Será pelo nosso modo de viver que a ação libertadora de Deus será compreendida e vivenciada no mundo. Sempre será natal quando por nossa ação as pessoas doentes puderem se sentir acolhidas e amadas, os desesperados e entristecidos puderem experimentar o abraço acolhedor e o afeto de quem promove e respeita a sua condição. As diversas formas de cegueira e surdez que a sociedade apresenta pela falta de diálogo encontrem em nós exemplos e sinais de comunhão. As cegueiras do egoísmo e da violência encontrem na comunidade uma oportunidade para que seus olhos sejam abertos. Sempre será oportunidade de alegria quando as cadeias que impedem de caminhar com dignidade e respeito sejam quebradas pela compreensão e pela tolerância.
Desta maneira poderemos melhor compreender o significado da esperança que São Paulo escreve na segunda leitura: “Irmãos: Ficai firmes até à vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera. Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor”.
Peçamos a graça e a determinação de não nos deixarmos abater pelas dificuldades do cotidiano e pelo pessimismo diante delas, antes sejamos testemunhas do projeto de Deus apontando para a luz da esperança que nunca se apague.
Então sim poderemos cantar com o salmista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário