sexta-feira, 7 de agosto de 2020

HOMILIA PARA O DIA 09 DE AGOSTO DE 2020 - 19º COMUM - ANO A

 

O SENHO NOS DARÁ TUDO O QUE É BOM

As palavras e o pensamento do Papa Francisco são repetidos exaustivamente no cotidiano de nossas comunidades. Igreja em saída é uma das expressões muito queridas e que se torna quase banalizada pelo excesso de repetição. O Evangelho deste domingo nos ajuda melhor entender o significado e a importância que a expressão pode ter para o nosso tempo e nosso jeito de ser Igreja.

Jesus ordena que os discípulos se dirijam para o outro lado do mar, nesta travessia a Ele não está fisicamente presente e o grupo é sacudido pelas ondas do mar. Ora, também nossas comunidades, levando em conta a intuição do Papa Francisco, são um barco singrando os mares bravios com todo tipo de tempestade e provação. Mas todos são chamados a ir para o outro lado, ou seja, ir ao encontro daqueles que não fazem parte do nosso grupo, buscar os que estão perdidos e afastados. Mesmo que isso possa machucar a Igreja e desestabilizar o barco que normalmente na veja em ondas tranquilas.

A primeira leitura é um convite para as comunidades reencontrar a origem da sua fé e do seu compromisso. Isso significa enfrentar as tempestades que se abatem violentamente contra essa peregrinação. Note-se o relato que o autor do livro faz sobre o profeta Elias: Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, o profeta Elias, entrou numa gruta, onde passou a noite.E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos:Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar'... veio um vento impetuoso e forte... Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto. Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa”. Isso significa dizer que Deus se dá a conhecer na simplicidade, na intimidade, na humildade, no silêncio. Deus não precisa de sinais espetaculares, curas, milagres e obras portentosas.

Não perceber o amor de Deus no cotidiano e nas oportunidades singelas da missão é o mesmo que instalar-se numa autossuficiência de quem não quer perceber o ritmo de Deus, nem tampouco descobrir os novos desafios para cada fase da vida.

Na arriscada e difícil travessia ao encontro daqueles que não estão no mesmo barco tanto os discípulos de ontem, como os fieis contemporâneos podem ter a certeza que Deus está com eles e acalma as ondas bravias. Crer na sua presença garante a possibilidade de caminhar em segurança sobre tudo aquilo que causa pânico e medo. A desconfiança de Pedro lhe fez afundar: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.' E Jesus respondeu: 'Vem! Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e começando a afundar, gritou: 'Senhor, salva-me!' Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: 'Homem fraco na fé, por que duvidaste?'

Em meio às turbulências do cotidiano, Jesus continua reanimando a todos com as palavras: Coragem! Sou eu. Não tenhais medo”.

O mandato que Jesus deu aos discípulos de outrora se repete e desafia a responder se diante das adversidades do tempo presente estamos dispostos a embarcar para a outra margem ao encontro daqueles que ainda não caminham conosco? Somos desafiados a ir ao encontro daqueles que tem sede de amor e de esperança, de modo que eles percebam na Igreja destes tempos um sinal coerente que os faça acreditar na força transformadora do Reino. A proposta não é solução fácil e na qual se recebe aplausos, antes é desafiador e exige coragem. Que a oração de todos e a Palavra proclamada sejam sustento e alento nos mares revoltos. Que sejamos capazes de levar a sério o que rezamos no salmo: Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei”.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário