quinta-feira, 15 de outubro de 2020

HOMILIA PARA O DIA 18 DE OUTUBRO DE 2020 - 29º COMUM - ANO A

 

TODAS AS PESSOAS PERTENCEM A DEUS!

As redes sociais, o corre-corre do mundo contemporâneo tornou insignificante algumas realidades que marcaram profundamente a história da humanidade. Vamos nos colocar na condição de alguém que está recebendo uma carta, com longas declarações de afeto e noticias de uma pessoa que amamos. Ao abrir o envelope, nos deparamos com uma saudação mais ou menos assim: “Agradeço a Deus por ter lhe encontrado e fazer parte da minha vida. Lembro de você e rezo todos os dias recordando como você leva a sério tudo aquilo que acredita, sei do esforço que faz e da esperança que brota no seu coração, não tenho dúvidas que Deus mora na sua casa”.

Com palavras muito semelhantes é uma saudação com esse significado que Paulo faz na segunda leitura desse domingo: Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos”.

Neste trecho é possível perceber que os tessalonicenses são uma comunidade  que tem Deus no centro das suas preocupações e atividades. As dificuldades a as provações que experimentam não os impedem de se comprometer de maneira corajosa com os valores de Deus e do seu Reino. Trata-se de uma comunidade que coloca em prática aquilo que acredita.

Na primeira leitura temos uma comunidade escravizada e marginalizada em consequência dos erros cometidos no que se refere ao respeito e valorização das pessoas. O resultado da sua má conduta a levou, mais uma vez ao exílio. Neste caso Ciro, o rei da Pérsia aparece com instrumento de Deus e valorizando as pessoas que são propriedade divina liberta a comunidade de Israel de mais uma das suas fragilidades e inconsequências: “Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu Ungido: 'Tomei-o pela mão, por causa de meu servo Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome; para que todos saibam, do oriente ao ocidente, que fora de mim outro não existe. Eu sou o Senhor, não há outro”.

No Evangelho Jesus tem mais um confronto com os detentores do poder em Jerusalém. Estes para colocá-lo à prova lhe fazem uma pergunta sobre uma disciplina fiscal da sua época. Jesus não entra na jogada deles, pelo contrário, mostra com clareza até onde vai a insensatez dos chefes do povo e qual é a verdadeira condição que deve ser levada em consideração em relação a dignidade das pessoas: Os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?'  Jesus percebeu a maldade deles e disse: 'Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? Mostrai-me a moeda do imposto!' De quem é a figura e a inscrição desta moeda?' Eles responderam: 'De César.' Jesus então lhes disse: 'Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.

A Resposta de Jesus é objetiva, como se diz: ‘Curta e grossa’. Em outras palavras pode-se compreender a resposta de Jesus: “Não fujam das responsabilidades do mundo, mas não façam das pessoas objetos de modo que sejam transformadas em propriedade ilícita de quem não tem poder sobre elas”. A questão fundamental é esta: A pessoa pertence a Deus e sua referência fundamental é esta verdade.

Muitas vezes nós estamos também inquietos e inseguros com os acontecimentos do dia a dia, não percebemos o significado de muitas situações e por isso nem percebemos como Deus caminha ao nosso lado. Facilmente nos deixamos impressionar pelas dificuldades e coisas ruins que acontecem ao nosso redor e nos esquecemos do exemplo de tantas pessoas e comunidades que dão testemunho de fé, de amor e de esperança mostrando a presença de Deus no mundo.

Não nos esqueçamos, todos somos irmãos e temos responsabilidade no sentido de não permitir que ninguém seja maltratado, humilhado, explorado, instrumentalizado, diminuído em sua dignidade. Todos os dias somos chamados a “Dar a Deus o que é de Deus”!

Adorai-o no esplendor da santidade,
terra inteira, estremecei diante dele!
Publicai entre as nações: 'Reina o Senhor!'
pois os povos ele julga com justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário