terça-feira, 14 de dezembro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 01 DE JANEIRO DE 2022 - SANTA MÃE DE DEUS - DIA MUNDIAL DA PAZ - ANO C

 DEUS NOS DÊ A SUA GRAÇA E A SUA BÊNÇÃO

A parte das comemorações relativas à virada do ano, o primeiro dia novo ano civil marca o início de uma nova etapa na vida de todos. A liturgia da Igreja e a Palavra de Deus previstas para essa ocasião nos trazem presentes a figura materna de Maria, como Mãe de Deus e Mãe da humanidade e à sombra de Maria o anseio que pulsa no coração de todos celebrado, por convocação do Santo Papa Paulo VI, como o Dia Mundial da Paz.

Guiados pela figura materna, nos propomos neste primeiro dia do ano a caminhar juntos e trabalhar de mãos dadas pela construção da paz e que da parte de Deus não nos abandona, antes nos cumula com a bênção dada aos filhos e filhas e que se revela na figura humana de Jesus Cristo rosto humano do Pai.

As três invocações do nome de Deus na primeira leitura com as três bênçãos descritas na sequência indicam a presença d’Ele ao longo dos nossos dias: “O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz”!

Na carta aos Gálatas Paulo deixa absolutamente claro como a vinda de Jesus Cristo ao mundo teve um objetivo muito claro: Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. Em Jesus Cristo todos fomos elevados à condição de Filhos e guiados por Ele somos todos responsáveis pela mesma missão, isto é, garantir a liberdade e a condição de todos.

A narrativa do encontro apressado dos pastores para conferir a Boa Notícia que lhes tinha sido anunciado é também para nós um convite a alegria pela certeza que Deus cuida de nós. Na figura de Maria que “guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração” podemos reconhecer o rosto materno de Deus nas agruras da história. Maria nos ensina a compreender e ler os acontecimentos da vida a partir da presença de Deus que nos impulsiona a missão a exemplo dos pastores que voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido”.

Uma atitude será repetir o que rezamos no salmo:

Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção.
2Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção,*
e sua face resplandeça sobre nós!
3Que na terra se conheça o seu caminho*
e a sua salvação por entre os povos.R.

5Exulte de alegria a terra inteira,*
pois julgais o universo com justiça;
os povos governais com retidóo,*
e guiais, em toda a terra, as nações.R.

6Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,*
que todas as nações vos glorifiquem!
8Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe,*
e o respeitem os confins de toda a terra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário