quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 23 DE JANEIRO DE 2022 - 3º COMUM - ANO C

 

A PALAVRA DE DEUS É PERFEITA

Entre os cristãos das diversas denominações religiosas uma prática muito usual é exibir uma bíblia na mesa do escritório, no painel do carro, na estante de casa e alguns casos até levar consigo o livro como se por si mesmo fosse uma proteção contra todo e qualquer perigo.

A Palavra de Deus que ouvimos na celebração deste domingo mostra a verdadeira importância que a Palavra tem para a nossa vida à medida que ela for compreendida e colocada em prática.

O profeta Neemias mostra como a Palavra sendo colocada no lugar que deve estar na vida das pessoas se torna geradora de alegria e de festa. Para ajudar a perceber a importância da Palavra o profeta apresenta quatro situações indispensáveis: A convocação da comunidade; um ambiente preparado de modo adequado; um rito para proclamar a Palavra e uma resposta do povo: “O sacerdote Esdras apresentou a Lei diante da assembleia de homens, de mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. Estando num lugar mais alto, ele abriu o livro à vista de todo o povo. E, quando o abriu, todo o povo ficou de pé. E leram clara e distintamente o livro da Lei de Deus e explicaram seu sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura. E Neemias disse-lhes: 'Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que nada prepararam, pois, este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força”.

Na carta aos Coríntios Paulo apresenta uma comunidade alimentada pela Palavra de Deus e comparando-a com o corpo afirma que todos são irmãos e que nenhum membro é mais importante ou necessário que o outro. Paulo está preocupado com a luta pelo poder por parte de alguns e desprezo dos demais. Paulo deixa claro que na Igreja todos devem manifestar o Cristo inteiro como no corpo cada membro não tem importância sozinho; Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito. Com efeito, o corpo não é feito de um membro apenas, mas de muitos membros”.

No Evangelho Lucas apresenta Cristo a Palavra que se fez carne e que nesta condição foi enviado para devolver a esperança às vítimas do sofrimento e da miséria e da exclusão: Jesus voltou para a Galileia, E veio à cidade de Nazaré, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. Achou a passagem em que está escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”.  

O texto que Jesus escolheu atualiza o que havia dito o profeta e aplica-se a Ele mesmo. Passados dois mil anos, os cristãos se consideram continuadores da missão de Jesus, o momento é de se perguntar se a oração que fazemos no Salmo se torna verdade em nossa vida:

A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes. 
Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário