quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 16 DE JANEIRO DE 2022 - 2º COMUM - ANO C

 

CANTAI AO SENHOR DEUS, Ó TERRA INTEIRA!

As relações matrimoniais são sempre exigentes e desafiadoras. Ter a coragem de recomeçar passando uma borracha nos erros cometidos no dia anterior é a garantia da durabilidade do casamento e a possibilidade de dar novo sabor e alento que garantam a retomada do primeiro amor.

As leituras deste domingo tratam da relação de Deus com o seu povo usando a clássica imagem do casamento e da esposa para a relação do povo de Israel e sua aliança com o Deus da vida. O que aparece como fundamental é o infinito amor de Deus que perdoa sempre as infidelidades do povo que nem sempre é capaz de corresponder.

O profeta Isaias começa a primeira leitura com as palavras: “Por amor de Sião não me calarei, por amor de Jerusalém não descansarei, enquanto não surgir nela, como um luzeiro, a justiça e não se acender nela, como uma tocha, a salvação”.  Em resumo o amor de Deus pela humanidade é maior e perdoa sempre independente das falhas e pecados da outra parte.

Na Carta aos Coríntios Paulo deixa claro que: Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum”. E que, portanto, não faz sentido discutir se alguém ou algum carisma é mais importante, nem tampouco que algumas pessoas se considerem iluminadas e mais necessárias seja na vida da comunidade seja no contexto da família. Todos os dons e carismas são frutos da bondade de Deus e tem por objetivo a comunhão entre todos.

O Evangelho apresenta a renovação da aliança de Deus no contexto de uma festa de casamento. A missão de Jesus é renovar a aliança entre Deus e a humanidade devolvendo o vinho da alegria, do perdão da compreensão e da misericórdia. Sem perdão, e sem dar ouvidos à Palavra de Deus a festa pode terminar a qualquer momento. Como outrora ressoa em nossos ouvidos: Sua mãe disse aos que estavam servindo: 'Fazei o que ele vos disser”. A garantia da durabilidade das relações de amor e fraternidade encontra na sensibilidade de Maria a capacidade de perceber as fragilidades do casamento.

Peçamos a graça de não fechar os ouvidos à Palavra e ao projeto de aliança que Deus estabelece conosco e não nos cansemos de repetir:

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, manifestai os seus prodígios entre os povos!



 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário