terça-feira, 14 de dezembro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 09 DE JANEIRO DE 2022 - BATISMO DO SENHOR - ANO C

 

IGUAIS EM JESUS CRISTO

Sentir-se apoiado, cuidado e protegido é um sentimento humano que todas as pessoas fazem questão de ter. Mesmo que muitas vezes esse apoio não seja explícito, mas a sensação de segurança é sempre muito significativa e mais cedo ou mais tarde acaba por ser reconhecida.

A Palavra de Deus deste domingo coloca a nossa fragilidade e finitude sendo partilhada, protegida e cuidada por alguém que sendo da nossa natureza é também o Filho amado e enviado para nos garantir chegar à vida plena.

Na primeira leitura o profeta apresenta a figura de um Servo que tem uma missão muito especial: “Assim fala o Senhor: Eis o meu servo, eis o meu eleito ele promoverá o julgamento das nações. Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade”. Na condição de escolhido de Deus ele não se impõe pela força e prepotência, mas exerce sua missão na humildade e simplicidade.

Os primeiros cristãos identificaram na pessoa de Jesus o servo que tinha sido prometido por Isaias. Jesus Cristo, escolhido e enviado por Deus tem a missão universal de fazer a salvação de Deus chegar a todos os povos: Pedro tomou a palavra e disse: 'De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença”.

Diante desta declaração de Pedro, implica que cada um de nós se pergunte sobre seus hábitos e costumes. Em que medida aceitamos todas as pessoas da mesma forma reconhecendo a sua dignidade e igualdade fundamental?

Dirimindo as dúvidas que pairavam sobre sua condição de messias, no Evangelho, João Batista mostra quem é o verdadeiro eleito de Deus, batizando-o apenas para cumprir um preceito legal João deixa claro que: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.

Esse que foi declarado por uma voz descida do céu como o Filho amado do Pai caminhou ao lado das pessoas em todas as provações e dificuldades por sua fidelidade a missão reconciliou a todos com o Pai.

A missão de Jesus é fazer surgir uma humanidade nova animada e marcada pelo Espírito de Deus. Ele realiza a sua tarefa nas mesmas condições que o Servo descrito pelo profeta.

Na condição de batizados também nós somos convidados a seguir as pegadas de Jesus em tudo o que se refere a promoção da vida e da liberdade de todos sem distinção de ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário