terça-feira, 14 de dezembro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 02 DE JANEIRO DE 2022 - MANIFESTAÇÃO DO SENHOR - ANO C

 

NOS SEUS DIAS A JUSTIÇA FLORIRÁ

Utilizar a imagem da luz para afirmar que se chegou a alguma conclusão satisfatória diante de um problema ou de alguma situação ou necessidade embaraçosa faz parte da linguagem comum do nosso cotidiano. A mesma comparação já foi utilizada por diferentes povos e culturas ao longo da história. A liturgia do tempo do Natal é repleta deste sinal para apresentar a presença de Deus na história.

Na primeira leitura o profeta anuncia: “Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti”. Nosso olhar costuma se voltar ainda que involuntariamente para os pontos que aparecem iluminados. No caso do anuncio feito pelo profeta todos os povos que esperam a manifestação de Deus se voltam para Jerusalém, pra onde os refugiados caminham, retornando do exílio. O profeta afirma que a luz de Jerusalém atraíra para si todos os povos do mundo inteiro.

Escrevendo aos Efésios Paulo lhes garante que tudo o que estava obscuro, foi iluminado pela pessoa de Jesus. No Filho humano do Pai a salvação de Deus se estende a todos os povos. Ora, também nós destinatários dessa palavra temos a responsabilidade de mostrar a luz de Deus para todos independente do lugar, da raça, da cor, da religião. Todos “são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho”.

No Evangelho Mateus nos dá uma catequese sobre a pessoa e a missão de Jesus para toda a humanidade. Três sinais merecem a atenção na narrativa: O local onde nasceu Jesus – Belém na Judéia, Estrela que brilha para o mundo; os Magos que se desinstalam para encontrar o prometido.

Enquanto os conterrâneos o rejeitam e na pessoa de Herodes procuram para mata-lo, os estrangeiros estão atentos aos sinais que concretizam as palavras dos profetas e o reconhecem como a nova Estrela que brilha para o mundo.

A manifestação do Senhor nos desafia a responder de que lado estamos quando se trata de reconhecer Jesus. Percebemos os sinais luminosos de Deus ou eles nos incomodam e preferimos a escuridão das nossas trevas tentando eliminar a luz da Deus. Somos capazes de nos desinstalar para ir ao encontro do Messias ou preferimos nos manter na vida cômoda e segura das nossas verdades.

Cristãos do século XXI temos a coragem de caminhar juntos como Igreja em saída e que anda por outras estradas, se preciso for para garantir que a Luz de Jesus alcance todos os povos.

Rezemos com o salmista:

Nos seus dias a justiça florirá*
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
8De mar a mar estenderá o seu domínio,*
e desde o rio até os confins de toda a terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário