quarta-feira, 13 de abril de 2022

HOMILIA PARA O DIA 17 DE ABRIL DE 2022 - 1º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO C

 

RESSUSCITADOS COM CRISTO

É da natureza humana não se conformar com situações de perca, de sofrimento e de dor. E quando isso nos acontece buscamos de toda forma maneiras para aliviar o sofrimento que tais fatos nos provocam. O domingo da ressurreição foi, desde o princípio, para os seguidores de Jesus o ponto fundamental para soltar o grito de alegria que estava preso ao sofrimento da cruz.

O texto dos Atos dos Apóstolos tem por objetivo confirmar que todo aquele que como Jesus “passou pelo mundo fazendo o bem” poderá também com Cristo ressuscitar para a vida e receber o prêmio por tudo aquilo que realizou: “Pedro tomou a palavra e disse: Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galileia. E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez. Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados”. A ressureição de Jesus é apresentada como a culminância de tudo o que Ele fez e ensinou. Isso significa que sempre que alguém se identifica com Jesus esforçando-se por vencer o egoísmo, a mentira, a injustiça e faz triunfar o amor, também esse ressuscita todos os dias.

Aos colossenses Paulo recorda que uma vez batizados todos são convidados a caminhar por novos caminhos sendo coerente com todas as exigências desse estilo de vida: “Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, 2onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres”.

O Evangelho começa com uma indicação de tempo: “No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, ” não se trata de um tempo cronológico, mas do início de um novo ciclo que precisa ser entendido como o tempo da Nova Criação, da páscoa definitiva, da gente nova.

Para fazer parte dessa nova criação é preciso a determinação de Maria Madalena o do outro discípulo, isso é, estar pronto a ir de madrugada e correndo ao encontro da nova realidade que se apresenta pela força do Cristo Ressuscitado.

Com frequência também para nós se apresentam noites escuras, para as quais somente a fé no Cristo ressuscitado e a coragem dos primeiros discípulos pode nos fazer encontrar Jesus não na escuridão do túmulo, nem tampouco enfaixado e imobilizado pelo poder da morte. Somos convidados a tornar nossa fé sólida e madura e andar por toda para fazendo o bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário