terça-feira, 26 de abril de 2022

HOMILIA PARA O DIA 01 DE MAIO DE 2022 - 3º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO C

 

SENHOR, TU SABES TUDO...

É muito ouvida na atualidade uma canção de pagode em que uma das frases diz o seguinte: “nada foi sorte sempre foi Deus” e cuja letra diz ainda: “Nessa guerra constante, ser perseverante é fundamental, para manter sempre acesa no peito a certeza que o bem vence o mal”.

Uma semana depois da morte de Jesus, os discípulos ainda não tinham entendido tudo o que estava acontecendo, mas se mostravam perseverantes na certeza que o bem vence o mal. Também nós podemos aprender com a comunidade dos discípulos a manter acesa no peito a chama que garante a presença de Deus em nossos desacertos.

A narrativa do fracasso de uma noite inteira de trabalho com o desfecho do amanhecer é cheia de simbologia. A noite representa a ausência de Jesus na vida deles e o amanhecer coincide com o reconhecimento do ressuscitado. Isso pode ser aplicado para todas as nossas fracassadas ações realizadas nas noites da ausência de Deus e na convicção de que ao amanhecer Deus está ao nosso lado renovando as esperanças e nos fazendo superar todas as expectativas quando nossos esforços parecem em vão.

No caso da pesca fracassada o evangelho conta a desolação de sete discípulos de Jesus. Notemos que sete, na Sagrada Escritura e na tradição da Igreja, sempre significou a totalidade. As mesmas coisas dizem os estudiosos do mundo da Bíblia para quem o número 153 representava a totalidade das espécies de peixes que existiam no mar da Galileia. Em outras palavras a totalidade das pessoas, alguma vez na vida já tiveram experiências desoladoras e experimentaram noites de escuridão, nas quais estavam longe de Deus!

A pesca fracassada dos sete discípulos, que representam a comunidade dos primeiros seguidores, mostra como é infrutífera e sem sentido a missão sem a presença de Jesus e sem a obediência à sua Palavra. De fato, tudo muda quando Jesus lhes aparece e eles lhe obedecem: ninguém fica de fora. Os discípulos tinham sido chamados por Ele para ser pescadores de gentes e fiéis ao seu ensinamento recolhem dos perigos do mar todas as pessoas simbolizadas na totalidade das espécies de peixe. Reconhecendo a voz de Jesus a missão alcança a todos e nada poderá rompê-la.

 Para confirmar sua presença de amor e de serviço, mais uma vez Jesus reparte com eles pão e peixe e para confirmar o que espera dos seus seguidores confirma a missão de Pedro: “Simão filho de Jonas, Você me ama mais do que os outros? ” É como se Jesus dissesse você é capaz de dar sua vida pelos amigos!

Peçamos também para nós, em tempo de sínodo sobre a sinodalidade, a capacidade de amar mais e reconhecer Jesus que nos ajuda a acolher todos e puxar para fora dos perigos e frustrações da vida todas as pessoas, porque:


Quando o dia mal chegar
Não vai desanimar e nem esmorecer
O choro dura uma noite
Mas a alegria vem no amanhecer

Bote um sorriso no rosto
Que a tua vitória já 'tá pra chegar
Papai do céu abre a porta
E homem nenhum é capaz de fechar

Quando a bênção chegar
Nunca foi sorte, sempre foi Deus
Quando o Sol clarear
Nunca foi sorte, sempre foi Deus!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário