quarta-feira, 1 de março de 2023

HOMILIA PARA O DIA 05 DE MARÇO DE 2023 - 2º DOMINGO DA QUARESMA - ANO A

 

JESUS É O FILHO AMADO DO PAI!

Rubem Alves, foi um grande educador brasileiro. Em um dos seus escritos ele criou uma palavra que não existe na língua brasileira, dizia Ruben Alves: “Sempre vejo anunciado cursos de oratória, nunca ouço falar em um curso de “escutatória”. Todo mundo aprende a falar e ninguém se dispõe aprender a ouvir. Escutar é complicado porque não basta ter ouvidos, é preciso silenciar o coração. Pois é sobre “Escutatória” que trata a Palavra de Deus para esse domingo da quaresma. Todo verdadeiro discípulo precisa estar com o coração silenciado para ouvir Deus e a sua proposta para a humanidade.

Abraão, sendo uma pessoa de fé, vive em perfeita sintonia e Escuta de Deus. Sabe ler os sinais dos tempos, responde ao chamado com séria obediência. Abraão é o modelo da pessoa que ouve Deus com o coração: “O Senhor disse a Abrão: "Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar. Farei de ti um grande povo e te abençoarei: engrandecerei o teu nome, de modo que ele se torne uma bênção. E Abrão partiu, como o Senhor lhe havia dito”.

Enquanto os que viveram antes de Abraão fecharam os ouvidos e o coração afastando-se de Deus, Abraão aceita o convite, não como um privilégio, mas decidido a ser um sinal de Deus por entre os povos. As ações de Abraão valem mais do que mil palavras. Deus lhe acena com uma promessa e ele não duvida simplesmente se põe a caminho. O exemplo de Abraão serve para todos no nosso tempo que nunca temos tempo para perceber os sinais de Deus. Andamos sempre e demais atarefados em ganhar a vida, dinheiro, construir carreira e assim por diante.

São Paulo fala para o amigo Timóteo: “Caríssimo: Sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não devido às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio e da sua graça”. Aos cristãos de ontem como de hoje deve ficar claro que ouvir Deus, significa não se deixar tomar pelo medo, comodismo, ou qualquer outra distração. Em meio às crises do cotidiano é necessário que não tenhamos medo de enfrentar com determinação todos os problemas que se apresentam. Nada nem ninguém pode nos desiludir, ou estimular a indiferença para com os sofrimentos do tempo presente. Paulo repete para cada um de nós: “Sofre comigo pelo Evangelho, sinta-se fortificado pelo poder de Deus e Dê você mesmo de comer aos que passam fome ao seu redor”.

O Evangelho conta a glória de Jesus apesar dos sofrimentos. Com diversos símbolos já presentes no Antigo Testamento Jesus deixa claro aos discípulos que diante das dificuldades que se apresentam não precisam ficar desiludidos e assustados.

A narrativa da transfiguração não deixa margem para duvidar da filiação divina de Jesus: “Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: "Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o"!

Jesus faz a ponte entre o velho e o novo, Ele é a própria aliança de Deus com a humanidade que supera toda a lei e todos os profetas. Jesus vai descer da montanha com os discípulos, caminhar com eles nas estradas para a liberdade.

Muitas vezes, nós temos a mesma sensação de Pedro: Senhor, é bom ficarmos aqui”, mas tal como aos discípulos o mestre continua convidando: “Levantai-vos, e não tenhais medo".

Duas coisas devem ficar muito claro a partir da Palavra de Deus nesse domingo: A primeira coisa é ouvir Deus Pai que nos diz: “Esse é meu Filho Amado, escutem o que Ele diz”. E a segunda ouvir o próprio Jesus dizendo: “levantem, não tenham medo de enfrentar os desafios do cotidiano”.

Dentre os desafios o que nos propõe a Campanha da Fraternidade: “Não precisa despedir os famintos, deem vocês mesmos de comer”.

Quando o medo se avizinhar rezemos com o salmista:

No Senhor nós esperamos confiantes,*
porque ele é nosso auxílio e proteção!

 

Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,*
da mesma forma que em vós nós esperamos!
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário