quarta-feira, 22 de março de 2023

HOMILIA PARA O DIA 26 DE MARÇO DE 2023 - 5º DOMINGO DA QUARESMA - ANO A

 

PARA ALÉM DA MORTE A VIDA DEFINITIVA

 

Perdas e situações de luto e dor são frequentes em nossa vida. Lidar com essas experiências requer muito equilíbrio físico e emocional. Facilmente nos revoltamos contra tudo e contra todos. Dentre as situações mais difíceis que somos obrigados a enfrentar uma delas é a morte e ainda mais quando se trata da morte de pessoas que amamos. A morte é uma dor sem nome que enche nossos olhos com a neblina da saudade.

Porém, para os que acreditam na Palavra de Jesus Cristo a morte é a travessia deste mundo para a situação de vida plena na qual Deus enxugará toda lágrima dos nossos olhos.

A Palavra de Deus deste domingo nos garante que o desígnio de Deus nos faz superar todas as finitudes e fragilidades desta vida que é efêmera e passageira.

O profeta Ezequiel fala para um povo desiludido e sem esperança garantindo-lhes que mesmo quando tudo parece perdido Deus continua transformando o desespero em coragem. Em cada instante da história Deus está presente recriando o que havia sido perdido: “Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor”.

Ontem como hoje Deus age por meio de pessoas como o profeta Ezequiel que por meio de palavras e exemplos fazem reacender a esperança em mundo novo.

Na carta aos Romanos Paulo deixa claro para aqueles que aceitaram Jesus Cristo e a sua Palavra que estes já não vivem mais somente sob a realidade finita da carne humana, mas já carregam em si uma vida guiada pelo Espírito: “Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito. Cristo está em vós, embora vosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, vosso espírito está cheio de vida, graças à justiça. E, se o Espírito daquele
que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós”.

A relação de Jesus com Marta, Maria e Lázaro é conhecida por outros fatos relatados no Evangelho. No texto de Hoje fica claro que Jesus, embora amigo dos três não faz questão de modificar o curso da vida. Quando fica sabendo da doença de Lázaro não se apressa em ir ao seu encontro para não o deixar morrer. E quando o encontra sepultado a quatro dias ele sofre com as irmãs e os amigos. Diz o Evangelho que Jesus “comoveu-se interiormente”.

Mas o diálogo com as irmãs prova que a morte física não passa de um sono do qual todos os que nele acreditam acordarão para a vida definitiva: “Senhor, se tivesses estado aqui ,meu irmão não teria morrido” E Jesus lhe desafia: “Eu sou a ressurreição e a vida. Você acredita nisso? Respondeu ela: "Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo".

Contrariando todas as expectativas humanas Jesus ordena ao que estava morto: “Jesus levantou os olhos para o alto e disse: "Pai, eu te dou graças porque me ouviste. Eu sei que sempre me escutas. Mas digo isto por causa do povo que me rodeia, para que creia que tu me enviaste". Tendo dito isso, exclamou com voz forte: Lázaro, vem para fora!" O morto saiu”.

O que Jesus realiza confirma sua fidelidade à missão que o Pai lhe havia confiado. Para quem crê em Jesus a morte física não é uma destruição nem aniquilação da vida, mas apenas passagem para uma vida plena junto de Deus.

Peçamos a graça e a coragem de não nos deixar abater pelas situações de tristeza e de dor que o cotidiano nos oferece, mas que tenhamos a coragem de proclamar como as irmãs de Lázaro: “Eu creio Senhor que és a ressurreição e a vida”.

Rezemos com o salmista:

No Senhor ponho a minha esperança,*
espero em sua palavra.

A minh'alma espera no Senhor *
mais que o vigia pela aurora. 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário