quinta-feira, 1 de junho de 2023

HOMILIA PARA O DIA 04 DE JUNHO DE 2023 - DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE - ANO A

 DEUS MISERICORDIOSO E CLEMENTE

Poucas situações e experiências humanas são mais significativas do que o perdão e a reconciliação cujo local extraordinário é o seio da família. Sentir-se participante de uma família que se quer bem, se respeita e se ama é tranquilizador e serve de testemunha para muitas outras relações sociais do cotidiano.

Este domingo, chamado da Santíssima Trindade é a oportunidade que Deus tem para manifestar mais claramente sua existência como família, que vive a plena comunhão, a corresponsabilidade e a partilha.

No texto do Êxodo temos uma definição de Deus que sai da boca de Moisés: “Senhor, Senhor! Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel". Por causa dessa convicção Moisés apresenta alguns pedidos: “Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua". Moisés tem convicção que a misericórdia de Deus é ilimitada e aconteça o que acontecer Deus não abandonará o seu povo!

Na carta aos coríntios o mais importante é a saudação que Paulo recomenda aos cristãos: “Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todos os santos vos saúdam. A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós”. Ao mesmo tempo que propõe uma forma de manifestar o bem querer entre as pessoas da comunidade ele reforça o conceito de Deus que é comunhão, que é família e que se manifesta na Trindade.

No Evangelho João apresenta a culminância de uma extraordinária história de amor: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna”.  As gerações, tal como o povo de Israel continua com as mesmas dificuldades de outrora que agora se manifestam em práticas egoístas, alienação, escravidão, discórdias e assim por diante. Em Jesus que se fez obediente todos são convidados a aprender que a vida plena consiste em obedecer ao Pai e doar a vida pelo bem de todos.

Deus não mandou seu filho ao encontro dos perfeitos, justos e bons, mas de todo aquele que nele crer, para todos Jesus apresenta a proposta de um novo estilo de vida. Em Jesus o divino se torna humano e o humano alcança divindade.

A Trindade é a manifestação de Deus que acolhe com ternura todos e cada uma ensinando a formar comunhão, partilha e solidariedade. A trindade no estimula “encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz”.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário