quinta-feira, 1 de junho de 2023

HOMILIA PARA O DIA 08 DE JUNHO DE 2023 - SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DO SENHOR - ANO A

 

EUCARISTIA LUGAR PARA O CORAÇÃO

TRANSBORDAR DE CONFIANÇA

A quinta feira do Corpus Christi é uma das ocasiões em que a piedade popular extravasa em criatividade e manifesta o que os cristãos tem de mais extraordinário na sua relação com a Eucaristia. Em diversas comunidades os grupos dedicam semanas de trabalhos para preparar os insumos que serão utilizados na procissão deste dia.

Mas o que é a Eucaristia senão o caminhar de Jesus ao nosso lado, como fez com os discípulos de Emaús.  Ele agora é peregrino na história, alimenta a nossa fé e nos renova na esperança e na caridade. Jesus presente na Eucaristia caminhando por nossas ruas e praças realmente presente no pão consagrado é também presença em cada pessoa que caminha conosco e em cada irmão e irmã que precisa da nossa solidariedade e da nossa comunhão.

Jesus presente na Eucaristia, para quem dedicamos horas de serviço preparando os insumos e os tapetes com os quais enfeitamos nossas ruas é o mesmo que continua dizendo: Eu tive fome e vocês me deram de comer, Eu tive sede e me deram de beber, eu era peregrino e me acolheram, eu estava nu e me vestiram, eu estava doente e preso e foram me visitar.

Esse Jesus que caminha conosco nas ruas decoradas de nossas cidades é o mesmo que disse aos discípulos: “Vocês não precisam mandar ninguém embora com fome: deem vocês mesmos de comer.

Jesus presente na Eucaristia é nossa força espiritual para que coloquemos em prática o seu o mandamento do amor que se concretiza à medida que nossas comunidades sejam lugar de perdão, de acolhida, de valorização das pessoas e das diferenças. A Eucaristia que adoramos caminhando por nossas ruas e praças é o mesmo que convida a sermos sensíveis às necessidades dos mais frágeis, pobres, doentes, indefesos e carentes. Assim se confirma que somos capazes de amar como ele nos amou!

O caráter festivo da procissão que realizamos hoje completa a festa da ressurreição do Senhor que como aos discípulos nos precede na Galileia dos nossos tempos e que caminha conosco até o fim do mundo e continua a nos enviando para todas as nações do mundo, fazendo a mesma recomendação que deu aos discípulos: Não mandem ninguém para casa de mãos vazias, deem vocês mesmos de comer!

A esse Jesus que está além das paredes das nossas igrejas, confiamos à sua misericórdia, nossas estradas, nossas casas, nossa vida cotidiana. Que nossas estradas sejam de Jesus, Que nossas casas sejam d’Ele, para Ele e com Ele, que a nossa vida e a de todos sejam guiadas por Ele e por sua Palavra, nas ruas decoradas de nossas cidades colocamos sob o olhar de Jesus os sofrimentos dos doentes, a solidão dos jovens e dos idosos, as tentações e os medos de nossas vidas.

A procissão é uma grande bênção pública para nossa cidade, a Eucaristia que levamos solenemente completa o caminho de Iniciação à vida cristã é deste sacramento que brota todos os demais. Esta procissão é a expressão da autêntica ação de graças ao Pai por seu amor e misericórdia colocados em nossas vidas pela entrega do seu Filho Jesus verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

A Eucaristia não é uma simples lembrança, no pão partido Deus derrama toda a sua misericórdia sobre nós e sobre todos a ponto de renovar o nosso coração, a nossa existência e o nosso próprio modo de nos relacionarmos com Ele e com os irmãos.

Nunca seremos suficientemente agradecidos a Deus pelos dons que nos concede na Eucaristia, cada vez que celebramos a Eucaristia, cada vez que vamos a missa e nela comungamos sentimo-nos acolhidos e regenerados pela misericórdia de Deus.

Que a Virgem Maria, que esteve sempre unida a Jesus, nos ajude a descobrir na Eucaristia a dimensão do serviço, do lava pés, do comprometimento e da comunhão com todas as criaturas.

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário