quinta-feira, 29 de junho de 2023

HOMILIA PARA O DIA 02 DE JULHO DE 2023 - SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO - ANO A

 

TODO JUNTOS EXALTEMOS O SEU NOME!

A pedagogia e as técnicas de relações interpessoais na atualidade consideram de grande valor chamar uma pessoa pelo nome. Alguns dizem que chamar pelo nome significa mais do que oferecer valiosos presentes. O nome significa “você é único”! É comum entre nós que muito antes do nascimento os pais já decidirem que nome vão dar a criança e ala começa a ser chamada ainda no ventre materno com sua identificação que a acompanhará por toda a vida. Muitas vezes o nome acaba sendo associado com a ocupação ou profissão que vai desenvolver ao longo do tempo e daí também decorre muitas das relações de amizade e corresponsabilidade, parceria e até de negócio entre as pessoas.

Pois a liturgia desse domingo nos apresenta as figuras de Pedro e Paulo suas responsabilidades e tarefas decorrem da estreita relação com Jesus e da sua coragem e determinação em reconhece-lo na sua origem e missão.

O diálogo que Jesus estabeleceu com os discípulos e a resposta dada por Pedro, em nome de todos os demais, continua sendo uma pergunta inquietante e não pode nos deixar alheios aos compromissos de quem reconhece Jesus com o Filho de Deus.

Na mesma medida e com a mesma coragem dos apóstolos Pedro e Paulo todos os cristãos tem, de alguma maneira condições de acessar o Reino e de facilitar o acesso para outras pessoas. Não bastam palavras bonitas e longas orações será sempre necessário provar nossa adesão ao projeto pelo compromisso e coerência de vida.

Não bastam bonitas respostas e opiniões genéricas sobre Jesus e sua missão é preciso a coragem de Pedro que não se resumiu a dizer: “Tu és o messias, o Filho de Deus vivo” e a determinação de Paulo: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé”.

Fica claro também que a resposta de Pedro e a coragem de Paulo não são decorrentes apenas da sua vontade, elas são o resultado de um encontro pessoal com Jesus, o qual todos nós somos convidados a fazer e cujas possibilidades nos são dadas desde o dia do nosso batismo como dom e graça da parte de Deus.

A primeira leitura mostra uma das ocasiões em que Pedro testemunha com sua vida o que significa acreditar na pessoa e na doutrina de Jesus, por sua vez os atos dos apóstolos deixam claro também que não só Pedro, mas também toda a comunidade estava solidária e comprometida com tarefa dada ao apóstolo e preocupada com o êxito da tarefa: “Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele”. Essa atitude da comunidade não fica sem resposta da parte de Deus: Eis que apareceu o anjo do Senhor e uma luz iluminou a cela. Então Pedro caiu em si e disse: "Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!"

A segunda leitura é uma espécie de “testamento” ele faz um balanço da sua vida e das suas atividades missionárias e mesmo angustiado com a falta de solidariedade e de compreensão por parte de algumas pessoas e grupos: “Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa”.

Estas palavras finais de Paulo são também para nós um convite e uma desafio a percorrer nosso caminho com Jesus com determinação, entusiasmo e generosidade. Tal como Paulo e tantos homens e mulheres na história podemos ter a mesma firmeza de Paulo: “O Senhor esteve a meu lado e me deu forças. O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém”.

Por isso podemos rezar serenamente com o salmista:

De todos os temores me livrou o Senhor Deus”.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário