quinta-feira, 20 de outubro de 2011

FORMAÇÃO DOCENTE

No ícone "Formação Docente" está disponibilizado pequeno texto sobre políticas de igualdade e questões da missã oe da mística do professor.

HOMILIA PARA O DIA 23 DE OUTUBRO 2011

Está disponível nossa sugestão para a homilia deste domingo. Click em "Homilias" e  faça seus comentários e obsevações.

"A revelação, ao mesmo tempo que nos dá a conhecer o designio de Deus sobre o universo, leva-nos também a denunciar os comportamentos errados do homem quando não reconhece todas as coisas como reflexo do Criador..." (Verbum Domini 108).


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

HOMILIA PARA O DIA 16 DE OUTUBRO 2011

Disponível para sua apreciação a sugestão de homilia para o domingo 16 de outubro 2011. Acesse o link/página (Rezando com a Palavra de Deus) neste blog.
"A palavra de Desu impele o homem para relações animadas pela reditão e pela justiça, confirma o valor preciosos aos olhos de deus de todas as fadigas do homem para tornar o mundo mais justo e mais habitável" (Verbum domini 100).

sábado, 8 de outubro de 2011

HOMILIA PARA O DIA 09 DE OUTUBRO 2011

Embora, tarde está disponível a sugestão de homilia para o 28 domingo do tempo comum. Acesse o link "rezando com o palavra de Deus" neste blog e sirva-se da nossa participação na reflexão das leituras para este domingo.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CONGRESSO DE TEOLOGIA DA PUC

TEOLOGIA, GÊNERO E EXPRESSÕES PARA ONDE CAMINHAMOS?
Com esta temática aconteceu na PUC do Paraná o X Congresso de Teologia, promovido pelo programa de Mestrado em Teologia.

Fui convidado a participar deste evento na condição de Painelista, arpresentei o tema: Liturgia, Espiritualidade e questões de gênero. Dividi a mesa com o Dr. Cesar Kusma, diretor do curso de Teologia e com a Professora Mestre Andréia Cristina Serrato. O mediador do debate foi o Pe. Agenor Brighenti.

O evento foi aberto com a participação do Reitor da PUCPR, Irmão Clemente Ivo Juliatto e contou com a participação de Dom Moacir José Vitti, Arcebispo Metropolitano e Gran Chaceler da PUCPR.
O texto completo da nossa participação está no link/página (deste blog) Diocese de Caçador.

ISTO É MEU CORPO, COMEI!


“Após ir a uma missa comecei a pensar a respeito da Eucaristia, pois ao ir comungar o Padre falou o seguinte:
Jesus Cristo, ao qual respondi Amém.
Na Eucaristia nós recebemos o corpo e o sangue de Jesus Cristo, o qual nós ingerimos.
Gostaria de saber se é ou não canibalismo, pois estamos comendo o Corpo e Sangue de Cristo?
Se puderem, esclareça a minha dúvida.
ass: Jhordan 12 anos”

   
Estou republicando a resposta para essa pergunta. Ela me foi feita de novo por ocasião do Retiro com Professores em Curitiba. Acesse o Link/ página (neste blog) - Diocese de Caçador e leia caso lhe interesse.

RETIRO COM PROFESSORES


No final de semana, 30 de setembro, 01 e 02 de outubro, fiz um verdadeiro retiro. Tive a graça de orientar um grupo de professores da Universidade Federal do Paraná. Os professores em referência participam regularmente da vida da Igreja na Paróquia Cristo Rei em Curitiba e se encontram para refletir e rezar num grupo denominado “Meditação Cristã”. Conhecemos-nos por ocasião da minha passagem pela Paróquia Cristo Rei em Curitiba, nos anos 2009 2011, quando, aos domingos, celebremos juntos naquela paróquia. Deram-me a graça de estar com eles para o Retiro.
Nos dois dias que passamos juntos refletimos sobre a oração pessoal; a oração com a Palavra de Deus; a Oração do discípulo missionário tendo como pano de fundo as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011 – 2015, especialmente os parágrafos 209 a 214.
Foi um extraordinário momento de graça. As reflexões, o sacramento da reconciliação, o aconselhamento, a celebração da Eucaristia, a prática do silêncio, a recitação do terço e claro o local. Tudo contribuiu para que Deus falasse a todos e a mim particularmente.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

HOMILIA PARA O DIA 02 DE OUTUBRO 2011

No ícone "HOMILIA" logo abaixo da nossa foto, está disponível a homilia para o domingo 02 de outubro 2011. Nossa contribuição segue na esteira do que pede a Exortação Verbum Domini: "A palavra divina ilumina a existência humana e leva as consciências a reverem em profundidade a própria vida, porque toda a história da humanidade está sob o juízo de Deus". (99).

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O CONHECIMENTO SILENCIOSO




O Caminho da espiritualidade é o caminho da sutilização, porque é a via para o refinamento do conhecer e do sentir.  No caminho, ou na busca por uma espiritualidade da contemplação contamos com a possibilidade de conhecer e de sentir a partir da mais completa gratuidade, sem buscar nada. Alias, porque já temos tudo.
Uma verdade não pode ser esquecida por nós. Trata-se da nossa condição de predadores, ou seja para viver necessitamos destruir outros seres, outras criaturas, vivemos como se estivéssemos num campo de caça, sempre a espreita. Mas igualmente, é verdade que podemos ser calor que transforma em luz diante do esplendor que nos rodeia.
Quando um ser viver necessitado, estruturado para viver de matar e depredar, aprende a conhecer e a sentir-se luz, dizemos que este ser se espiritualizou. Na medida em que o ser humano aprende a conhecer e a sentir gratuitamente ele é capaz de saber o que é o nada e qual a relação que tem com ele.
A oferta dos nossos mestres espirituais é totalmente alheia a essa nossa maneira de proceder. Sua oferta é para nós extremamente desconcertante  e nova. Eles propõem que aprendamos a conhecer, a sentir e a perceber sem o ponto de referência das necessidades do ego. Os mestres espirituais nos propõem a possibilidade de um conhecer e de um sentir não egoísta.
Isso é espiritualizar-se. Quando aquele que olha não olha como necessitado, quebra-se a dualidade que se formava entre o ego e o mundo. Entre aquele que caça e o campo de caça. Passa-se a viver na gratuidade.
A transformação a que convidam as tradições espirituais é a passagem do depredador à testemunha desinteressada e vibrante, em lugar daquele que depreda nasce o amante.  Nesse sentido acontece um conhecimento gratuito no qual toda a existência  é capaz de se comover e se transformar em coração, em amor.
Nesta altura nosso corpo passa a ser reconhecido não apenas como um ser vivo, mas também como um receptor, um fino sensor desinteressado e uma testemunha capaz de se comover até suas raízes como que há, não só porque nos serve, mas simplesmente porque está aqui, porque existe, por sua novidade sem fim e pela maravilha com a qual nos fala.
O caminho para a espiritualização é o caminho do silêncio. Silenciamento de todas as construções que nossa necessidade projeta sobre o que há. Silenciamento do contínuo movimento que o desejo imprime ao nosso pensar e ao nosso sentir: para trás as recordações, para adiante os projetos.
A noção de silenciamento é uma condição sine-qua para compreender as tradições religiosas, para interpretar a mística de todas as tradições, ela é também fundamental para lidar com o legado religioso do passado em determinada situação cultural.
A partir de Jesus Cristo, o silenciamento equivale a dizer consiste em “deixar-se morrer”, em perfeito estado de alerta. E não há maior silêncio interior do que o daquele que morreu. Por isso mesmo dizemos: silêncio sepucral!
De algum modo Maomé já havia se expressado afirmando que é preciso “morrer antes de morrer”. Aproximar-se morto, mas vivo, é aproximar-se silencioso, como o sujeito sem desejos, nem recordações nem projetos.
Os místicos costumam chamar esse silenciamento de “conhecimento não conhecimento”, de “conhecimento super essencial”, de “conhecer a essência da essência, de “luz tenebrosa”, de “conhecimento que não é um saber”.
O conhecer silencioso é só dom, dom real e verdadeiro, mas é dom de nada, é dom de ninguém a ninguém. O conhecimento silencioso é a presença absoluta, a presença da realidade absoluta, embora não seja presença de nada e de ninguém.  Tudo é forma do sem forma, lampejos do absoluto.
Tudo o que há e é, não é outra coisa senão o “não dois” ou seja o Deus absoluto, Ele é e pronto. Ele é experimentado no silênciamento.
O conhecimento silencioso é a única e verdadeira raiz do amor incondicional a todos os seres. Só há amor e verdadeiro interesse quando se está morto antes de morrer, quando nos deixamos plenamente morrer. De modo que o caminho do silenciamento interior é o único caminho para o amor, o resto é confusão de boa vontade.
O caminho de uma espiritualidade leiga, procedente das grandes tradições religiosas da história é o caminho do serviço aos outros e é o maior serviço que se pode prestar.
Uma ponte é uma ponte quando passamos por ela e a esquecemos. “Deus” é um símbolo útil quando nos conduz plena e totalmente a esta realidade daqui; quando nos deixamos guiar por ele para o que aponta e depois nos esquecemos como entidade, ele é uma ponte.
Uma espiritualidade que nos afaste do amor pelas realidades que nos rodeiam é uma das piores perversões humanas, porque além de edificar nossa humanidade na irrealidade, engendra o menosprezo pelo que realimente existe e, com isso, rega a dureza de coração.
O conhecimento real e verdadeiro, o autêntico conhecimento silencioso espiritual, só ocorre quando não foge da realidade que há, com imaginações apoiadas em crenças. Esta é a grande tarefa a que precisamos nos propor no final de um encontro de oração: não fugir da realidade, tal como se apresenta, mas respeitá-la e amá-la.
Concluo com as palavras que John Main que usei na abertura: “alguns quiseram estabelecer uma oposição entre oração e atividade pública, na vida de trabalho, nas lutas sociais ou nas conquistas políticas”.
Maria é o exemplo de perfeita sintonia entre tudo isso: guardava todas essas coisas e as meditava no seu coração.
Magnificat!  
(Lucas 1, 46 – 55)

REZAR EM SILÊNCIO


“Quando você rezar, não seja como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas estradas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a você que isto é verdade: Eles já receberam a sua recompensa. Você quando rezar,  vá para o seu quarto e feche a porta e ore ao seu  Pai que não pode ser visto. E o Pai que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.  Nas suas orações não fique repetindo o que você já disse, como os pagãos. Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações compridas. Você reze assim:
Pai nosso...
Não sem razão John Main, escreveu: “A oração mais profunda, mais pessoal, mais interior, mais mística, não é aquela que usa os artifícios de uma cultura sofisticada; ela não precisa de conceitos complicados nem de linguajar enfeitado. Ela não usa métodos refinados acessíveis somente depois de longo treinamento. Muito pelo contrário ela é simples e de uma simplicidade acessível aos simples”.  (Meditação Cristã John Main, 1987, p. 6).
Esta é a motivação para o início deste nosso momento de oração e reflexão. Não viemos aqui buscar sabedoria, desvendar mistérios, conhecer teologias. Viemos rezar, ler a Palavra de Deus e nos dispor diante dela como os sábios de outrora: estar abertos a Deus e o deixar falar.
“Agora é hora de silêncio interior, de deixar Cristo falar sua mensagem de amor...”
É isto que se chama de Lectio Divina: ou seja Rezar a Palavra, Deixar que a Palavra fale em mim e fale para mim. Só depois eu falo para a Palavra e finalmente o que eu posso fazer desde essa  Palavra. Dito de outro modo: O que a Palavra diz, o que a Palavra me diz, o que eu digo para a Palavra e o que eu faço com a Palavra. O Papa Bento XVI, no documento pós sinodal, Verbum domini escreveu deste modo: “O que dizem as leituras proclamadas? O que dizem a mim pessoalmente? O que devo dizer à comunidade, tendo em conta a sua situação concreta?” (Verbum  Domini 211)
Isto confirma uma estreita sintonia entre a oração e a vida. Ou seja, a vida é imersa na oração e vice-versa. É também  de John Main a convicção que alcança cada um de nós por sua simplicidade e sabedoria:
 “Alguns quiseram às vezes estabelecer uma oposição entre a oração e a atividade pública, na vida de trabalho, nas lutas sociais ou nas conquistas políticas”.

E continua:

“Jesus uniu sua atitude de oração interior total e sua longa atividade de oração com uma vida pública sem descanso. E a tradição mostrou, muito ao contrário de algumas afirmações superficiais, que a maior atividade social exige personalidades fortes, fortemente unificadas e capazes de renovarem constantemente suas energias interiores. A maior intensidade de trabalho exige uma oração permanente. Em nosso mundo secularizado, muitos dão a esse recolhimento interior o nome de oração, e o Deus que invocam no coração não recebe nenhum nome. Contudo, os verdadeiros líderes sociais capazes de permanecer realmente humanos e livres no meio da atividade pública, são homens de oração, que o digam com esse ou com outro nome” (John Main 1987, p. 7-8). 

                                                     Estes são os que chamamos  Mistagogos!

Algumas convicções espirituais não são repartidas pelo discurso, pela oração, pela sabedoria, são socializadas no agir cotidiano. Dentre as certezas que preenchem a vida de cada dia uma delas é que:
“Deus é nosso Criador e Pai, Jesus nosso redentor e Irmão. O Espírito Santo habita em cada um de nós, de tal modo que somos templo de santidade. Ora a meditação é simplesmente o processo pelo qual nos harmonizamos com esta verdade sobre Deus e nós mesmos, sobre nosso próximo. Pois em nossas meditações nos distanciamos de tudo o que é imediato e efêmero e  nos abrimos plenamente à grandeza e à Maravilha de Deus” (Jhon Main, 1987, p. 27).
Em resumo: aqui viemos não para discutir com Deus ou sobre Deus, nem muito menos para falar de Deus. Viemos para falar com Deus e não discorrer sobre. Ou seja, viemos  com o firme propósito de alcançarmos a maturidade de Cristo. (Hb. 6, 1- 3).

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

HOMILIA PARA O DIA 25 DE SETEMBRO 2011

"A palavra de Deus impele o homem para relações animadas pele retidão e pela justiça, confirma o valor precioso aos olhos de Deus de todas as fadigas do homem para tornar o mundo mais justo e habitável. A propria Palavra de Deus denuncia sem ambiguidade as injustiças e promove a solidariedade e a igualdade"(Verbum Domini 100).
A homilia sugerida para este domingo e disponível na página "Rezando com a Palavra de Deus", sugere uma reflexão sobre a aplicação do novo Código Florestal Brasileiro. Trata-se de uma lei que precisa ser aprovada, mas necessita igualmente  tratar com igualdade aqueles que são diferentes.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

HOMILIA PARA O DIA 18 DE SETEMBRO 2011

"Considerando a Igreja como CASA DA PALAVRA deve antes de tudo dar atenção à liturgia sagrada. Esta se constitui, efetivamente, o âmbito privilegiado onde Deus nos fala no momento presente de nossa vida: Fala hoje ao seu povo, que escuta e responde. Cada ação litúrgica está, por sua natureza, impregnada da Sagrada Escritura"(Verbum Domini 52).

EFAP EM CANOINHAS

No final de semana dos dias 17 e 18 de setembro 2011, aceitamos o convite para trabalhar a questão da Liturgia desde o enfoque da Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011 - 2015.
Vamos trabalhar o texto que está publicado na página "Diocese de Caçador", com o título "Celebremos com alegria o nosso encontro". A parte específica da liturgia nos serviremos do livreto "Os Fantoches explicam a Missa" escrito pelo diácono Sérgio Ferreira de Almeida e publicado pela Editora da Arquidiocese de Curitiba.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

HOMILIA PARA O DIA 11 DE SETEMBRO 2011

Está disponível, na página - Rezando com a Palavra de Deus, a homilia sugerida para o 24 domingo do tempo comum e oxala que ela cumpra o papel sugerido pelo Papa Bento XVI: "Por isso exorto os Pastores da Igreja e os agentes de pastorais a fazer com que todos os fiéis sejam educados para saborear o sentido profundo da Palavra de Deus..." (Verbum Domini, 52).

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O NOVO BISPO CHEGOU....


DOM FREI SEVERINO!

Na primeira vez que D. Severino se dirigiu ao clero de Caçador, iniciou sua carta com as palavras: “Venho intensificando em minhas orações a certeza de um encontro fecundo e fraterno esperando o dia de nos conhecermos de fato”.
Poucos dias depois escrevia informando sua chegada e dizia: “Cada vez mais perto de chegar para nova missão”!
Em 23 de agosto se encontrou com o clero da Diocese  e relatou pessoalmente a alegria de voltar para Santa Catarina sem, contudo, deixar de reconhecer que aprendeu ser bispo do jeito mineiro.
Dentre as palavras, que a mim soaram com profundidade recordo a insistência na oração. No encontro do dia 23 o Bispo Frei mostrou seu jeito “mineiro” reafirmando e citando exemplo: “O povo quer um padre que reza”. Para o bom entendedor, meia palavra basta!
Eis que o dia chegou. 04 de setembro 2011, o 5° bispo diocesano de Caçador inicia, neste dia,  o ministério pastoral nesta diocese que mais do que nunca sabe o que significa “acolher e cuidar”.
Bem vindo Frei Severino!

HOMILIA PARA O DIA 04 DE SETEMBRO 2011


“O que dizem as leituras proclamadas? O que dizem a mim pessoalmente? O que devo dizer à comunidade, tendo em conta a sua situação concreta?” (Verbum  Domini 211)

Está disponível na página 'Rezando com a palava de Deus" a homilia para este domingo. Rezemos juntos pois "O amor não faz nenhum mal contra o próximo".

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MAIS PUBLICAÇÕES PARA SUA APRECIAÇÃO.

Na página formação docente, está postado um texto sobre as questões relativas à exploração de menores.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

NOVAS PUBLICAÇÕES

Nesta Quinta feira foram publicados mais  textos nas páginas "Rezando com a Palavra de Deus" a homilia pra o dia 28 de agosto  e na  "Diocese de Caçador".  um texto sobre a chegada do Novo Bispo de Caçador e um artigo sobre Espiritualidade e relações de gênero. Este texto em primeira mão, ainda vais ser trabalhodo por mim no Congresso de Teologia da PUC - PR em outubro 2011. Acesse, comente e participe. Você é muito importante.

ATENÇÃO ALUNOS DA ESCOLA ADELINA

PARA FACILITAR AS SUAS POSTAGENS E PARTCIPAÇÕES ESTÁ DISPONÍVEL MEU NOVO BLOG.
PARA SUAS POSTAGENS ACESSEM O ENDEREÇO:
www.professorelcioalberton.blogspot.com
Neste novo blog você encontrará a sua turma para postar as suas participações, bem como todo o material de estudo.
Muito mais fácil e prático.
Bom estudo!



quarta-feira, 27 de julho de 2011

NOVO FORMATO DO BLOG

Caro leitor, ao acessar o meu blog, você percebeu que ele está de cara nova. De longe sou um profissional capaz de bem explorar os meios tecnológicos de comunicação. Ou como se diz as Novas tecnologias de comunicação e informação. Com a ajuda de muitos amigos, aos poucos vamos tentando dar uma cara nova e facilitar também a sua navegação no meu blog. 
Agora, uma vez mais, solicito sua participação por meio de comentários, críticas e sugestões. Na nova formatação do blog, você encontra os ícones com temas que pode ser do seu interesse. Deste modo poderá mais rapidamente acessar o tema que lhe interessar.
Faça seu passeio por aqui. Nossa intenção se aproxima das palavras do Cardeal D. Odilo Scherer escrevendo sobre o VII Mutirão Brasileiro de comunicação. Em um texto intitulado"Evangelização e Comunicação" o cardeal se pronuncia sobre o uso da Internet com as seguintes Palavras: 

"Antes de tudo, existe o fato inquestionável da multiplicidade enorme de novos meios e possibilidades de comunicação, suscitados, sobretudo, pelo avanço da informática e das novas tecnologias da informação. Isso também coloca à disposição da missão da Igreja um precioso instrumental; seria grave não fazer bom uso de tantas possibilidades para a promoção da vida e da missão da Igreja...
No entanto, para a Igreja, a comunicação não é só questão de ter e usar meios e tecnologias de comunicação: mais importante ainda é o conteúdo e a qualidade da nossa comunicação. Temos para comunicar a Boa Nova de Cristo e do Reino de Deus ao mundo e precisamos fazer isso muito bem. O uso dos meios de comunicação para a evangelização não pode ser reduzido a uma informação neutra, mas precisa ser acompanhado pelo testemunho contagiante: “vós sereis minhas testemunhas” (cf Lc 24,48), recomendou Jesus aos apóstolos, depois de os enviar para anunciar o Evangelho a todos os povos (cf Mt 28,19).
O papa Bento 16 tem recomendado com frequência a evangelização através da internet. Não é apenas mais um poderoso “meio” de comunicação, que pode facilitar e ampliar muito a nossa capacidade de evangelização; de fato, trata-se de um novo “ambiente” a ser evangelizado. Mais que “usar” a internet, precisamos estar “na” internet. De fato, a “rede” é como uma imensa e sofisticada praça, muito frequentada por gente que interage com toda sorte de mensagens; todos os “discursos” imagináveis podem ser encontrados nesta praça e há plateia para cada um deles. Alguns podem ser muito belos e construtivos, contribuindo para a dignificação do homem e a edificação do bem comum; outros, nem tanto; e, infelizmente, esta praça também é frequentada por companhias nada recomendáveis e até nocivas…
A Igreja não pode estar ausente no mundo da internet, com seu anúncio e testemunho. E isso precisa ser feito de muitas maneiras, para alcançar o maior número de interessados". 

Oxalá esta página possa contribuir com a Evangelização e com a formação humana.
17° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Leituras:  1Reis 3, 5.-712; Salmo 118,57.72.76-77.127-128.129-130 (R.97a);
  Romanos 8,28-30; Mateus 13,44-52

A globalização econômica, política e social que se estabeleceu nos últimos anos trouxe um sem número de facilidades e preocupações. Uma das exigências do mundo moderno são a esperteza e agilidade em relação à economia. Todos os dias assistem-se a noticias sobre crises econômicas, valorização e desvalorização de moedas. Os responsáveis pela economia dos países precisam estar muito atentos sobre como garantir os melhores resultados para os negócios da sua nação. Tal situação não é diferente para as pessoas em particular. Perceber qual o melhor e mais seguro investimento para as economias é um desafio cotidiano.
Esta realidade bem se pode comparar no que se refere ao Reinado de Deus e tudo o que lhe diz respeito. No Evangelho Jesus compara as coisas de Deus a um tesouro escondido e a uma boa pescaria. Em ambos os casos é pedido a todos a sabedoria e o discernimento para bem escolher o que é de verdadeiro valor e de real importância e aquilo que pode ser escolha insignificante, em resumo, os que se propõe serem discípulos de Jesus são chamados a viver e conhecer os segredos do Reino.
Apresentando estas parábolas no contexto da oração de Salomão Jesus faz entender que a única coisa realmente importante para quem quer discernir será reconhecer a sabedoria que vem de Deus. Tal pedido o sábio faz com firmeza e simplicidade: “dá-me a sabedoria para governar com justiça”.  O que Salomão pediu lhe foi concedido e São Paulo reafirma na segunda leitura: “todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus”.
É neste sentido que tem ainda maior importância a celebração dominical que os cristãos participam. Em cada reunião festiva a comunidade dos crentes reza a fim de que Deus lhe conceda exatamente aquilo que lhe é necessário. Neste domingo, por exemplo, se diz: “Ó Deus redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo as coisas que passam e possamos abraçar as que não passam”.
Neste sentido a assembleia reunida reza em uníssono, como o salmista: “Como eu amo ó Senhor, vossa lei, vossa Palavra. Maravilhosos são os vossos testemunhos,eis por que meu coração os observa!”.