sexta-feira, 27 de agosto de 2010

HOMILIA PARA O DIA 29 DE AGOSTO

XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM


Leituras: Eclesiástico, 3,19-21. 30-31; Salmo 67(68);
Hebreus, 12, 18-19. 22-24ª; Lucas 14, 1.7-14.

Estamos vivendo um momento bonito da nossa história. A maior eleição que já se realizou neste país. Por todos os lados borbulham opiniões, pesquisas, interesses, propostas, alternativas, discussões, expectativas e assim por diante. Mais do que em outros tempos é possível perceber o vai vem de correligionários, amigos de políticos, e até falsos amigos, adversários e pessoas de todas as tendências e correntes, se dão as mãos, caminham juntos, prometem soluções. Cada um querendo garantir o primeiro lugar à mesa, ou um lugar em alguma mesa depois que o seu candidato for eleito. Mal comparando parece ser esta a atitude sobre a qual Jesus concentra o seu ensinamento de hoje.
“Quando for convidado a um banquete não procure os primeiros lugares...” Com esta frase Jesus não questiona o banquete ou as regras que o regem. Questiona e chama a atenção para o comportamento daqueles que buscam os primeiros lugares, as posições de destaque, os privilégios e as honras. Ele chama a atenção para um novo modelo de relacionamento e vida fraterna. Ele propõe gestos solidários que diminuam a competitividade, as desigualdades e sugere o serviço alegre e desprovido de segundas intenções e buscas mesquinhas e politiqueiras.
Jesus recorda a importância de não ser seletivo e de não usar da influência e das relações para facilitar esta ou aquela pessoa. Para isso usa a expressão: “Quando ofereces um almoço ou um jantar, não convida teus amigos, nem teus irmãos, nem aqueles que te podem retribuir. Convida a todos, indistintamente”.
O que foi dito por Jesus, não era desconhecido do povo judeu de outrora. O autor do Eclesiástico cujo texto ouvimos já havia falado as mesmas coisas com outras palavras onde se lê: “Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade e assim encontrarás graça diante do Senhor. Muitos são altaneiros e ilustres, mas é aos humildes que ele revela seus mistérios”.
Mais tarde, depois de Jesus, o tema foi novamente levantado e por diferentes autores. Na segunda leitura de hoje ouvimos um trecho da Carta aos Hebreus e nela temos um convite claro para experimentar as diferentes formas de comunhão entre as pessoas de modo que estas se tornem, aos poucos, sinais da presença de Deus.
Em resumo o que a Palavra de Deus quer nos dizer hoje consiste em compreender e vivenciar todos os dias a experiência do serviço humilde e da solidariedade praticada como norma de vida e promotora da paz.
Neste sentido a Igreja nos convida a recordar hoje os catequistas de nossas comunidades, generosos e solidários servindo as comunidades, as família e o mundo com seu modo cordial de experimentar a ação de Deus colocando-se a disposição no serviço da catequese e do Evangelho.
Aqui viemos também para, nesta reunião festiva, nos alimentar da Palavra e da Eucaristia, desde este lugar e em nossa prática lá fora não poderá haver excluídos e falta de comunhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário