sábado, 11 de dezembro de 2010

HOMILIA PARA O DIA 12 DE DEZEMBRO DE 2010



TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO
Leituras: Isaías 35, 1-6a.10; Salmo 145 (146), 7.8-9a.9bc-10 (R. cf. Is 35, 4);
 São Tiago 5, 7-10; São Mateus 11, 2-11.

Das muitas coisas boas que o ser humano pode manifestar e de fato manifesta com entusiasmo, uma delas é ver os sonhos se realizando. Assim o agricultor se alegra com a proximidade da colheita, o trabalhador de todas as áreas e atividades se regozija com vendo os frutos do seu empenho e dedicação, o professor com a conclusão proveitosa do ano letivo por seus alunos, os pais com a realização dos filhos e assim por diante.
Poderíamos enumerar um sem número de realizações que completam no cotidiano a felicidade humana.
Neste terceiro domingo do advento somos chamados também a externar nossa alegria por conta da proximidade do natal.
As leituras da Palavra Deus nos ajudam vivenciar a alegre expectativa por tudo o que vai se realizar e, em tudo, ver como o criador age em favor das suas criaturas.
Assim o profeta Isaias, escrevendo ao povo que retornava do exílio afirma: Alegrem-se, exultem, Tenham coragem, não temam: Aí está o seu Deus, vem para fazer justiça e dar a recompensa. Ele próprio vem salvar-lhes.
Alimentando esta certeza nós também rezamos com o salmista nós rezamos: “O Senhor ilumina os olhos dos cegos, o Senhor levanta os abatidos, o Senhor ama os justos”.
Tiago, no texto da segunda leitura, convida os destinatários da sua carta. Par que tenham confiança e paciência. E deixa bem claro: paciência não é sinônimo de conformismo, de quem deixa as coisas tudo como estão e espera de modo acomodado que tudo aconteça sem a sua participação. Diz são Tiago, sejam pacientes e fortaleçam seus corações. Não façam julgamentos desnecessários e queixas inoportunas. O Senhor está próximo.
No evangelho, Jesus responde ao questionamento feito por João Batista, não com um discurso bonito. Diante da pergunta: ´”És tu aquele que há de vir ou devemos esperar por outro?” A resposta de Jesus aponta para suas obras e para o discernimento: “Vejam, diz-ele, Os cegos vêem, os coxos andam, os surdos ouvem...” diante destes fatos lhes resta só o discernimento.
E confirma a credibilidade de João Batista para a multidão que foi ao seu encontro diz: “dentre os nascidos de mulher, nenhum é maior do que João Batista”.
Em resumo, a mensagem da Palavra de Deus neste domingo faz a cada um de nós um convite: Alegrem-se, tenham esperança, Deus está do nosso lado, entretanto não deixem de fazer bem aquilo que lhe compete.Na medida em que se aproxima o natal vamos nós também moldando nossa vida por estas palavras e procurando ter estas atitudes. 
Encontrar-se com a assembléia celebrante a cada domingo é um modo de alimentar nossa esperança e fortalecer nossa ação. A Palavra que ouvimos com a Eucaristia que participamos nos ajudam ser ainda melhores e mais destemidos nesta luta diária. Alegremo-nos, o Senhor está perto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário