quarta-feira, 4 de outubro de 2017

HOMILIA PARA O DIA 08 DE OUTUBRO DE 2017

COLOCAR EM PRÁTICA O QUE FOI APRENDIDO

A música, a poesia e os versos são maneiras extraordinárias utilizadas com muita frequência para manifestar os sentimentos, a admiração e o afeto entre as pessoas. São os chamados recursos de linguagem, ou as metáforas que de maneira simbólica dizem coisas extraordinárias sobre os relacionamentos entre as pessoas.
A liturgia deste domingo, é mais uma vez, repleta destas figuras com a intenção de expressar o cuidado de Deus. Tanto o profeta Isaias como o texto do Evangelho usam imagem da videira como pano de fundo para revelar a relação de Deus com a comunidade de Israel.  Isaias termina a leitura saindo das comparações para a realidade: Pois bem, a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e o povo de Judá, sua dileta plantação; eu esperava deles frutos de justiça - e eis injustiça; esperava obras de bondade - e eis iniquidade”. O profeta coloca a comunidade diante da própria consciência fazendo-a tomar uma posição em relação a sua falta de responsabilidade no que se refere a condição de produzir boas obras e corresponder ao que Deus realizou em seu favor.
Jesus, no Evangelho, também termina com uma provocação aos chefes do povo sobre o comportamento daqueles que foram colocados como responsáveis pelo sucesso da colheita e o pagamento do contrato que havia sido estabelecido entre as partes: “Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros”. A resposta deles pode ser comparada ao provérbio popular que diz: “beberam do seu próprio veneno”. Os fariseus foram unanimes afirmando que os arrendatários deveriam ser castigados por sua deslealdade com o dono da vinha. Diante disso Jesus faz uma das mais duras críticas àqueles que se acham donos das pessoas e das instituições, roubam a dignidade e as fazem objetos dos seus interesses.
No salmo a Igreja inteira, faz hoje de novo uma prece pedindo que Deus tenha piedade do seu povo com a consequente promessa de nunca mais se afastar do seu projeto: “Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome”.
São Paulo, na carta aos filipenses transmite um conselho que merece ser considerado também na atualidade: “Irmãos: Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. Ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, honroso, tudo o que é virtude ou de qualquer modo mereça louvor. Praticai o que aprendestes e recebestes de mim, ou que de mim vistes e ouvistes. Assim o Deus da paz estará convosco”.

Que Maria, Mãe de Deus e da Igreja acompanhe a todos no desafio diário de produzir frutos que correspondam ao amor de Deus por seu povo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário