sábado, 25 de agosto de 2018

HOMILIA PARA O DIA 26 DE AGOSTO DE 2018 - 21º ANO B


SERVIR AO ÚNICO DEUS

As pessoas que costumam jogar cartas, dominó, montar quebra cabeças, resolver palavras cruzadas, sabem muito bem que o jogo só continua se constantemente as cartas e pedras forem embaralhadas, se o quebra cabeça for desmontado e se as palavras cruzadas tiverem sempre um grau de complexidade mais exigente. Esta comparação é muito significativa com o dia a dia da vida que não teria a mesma importância e desfecho se não fossem os embaraços e a complexidade crescente de todos os empreendimentos realizados. Sem sombra de dúvida esta situação pode ser comparada também com a v ida de fé. Não poucas vezes as certezas sobre aquilo que se acredita são colocadas em xeque e a crença em Deus, na sua Palavra e no seu mistério sofrem abalos significativos. Ainda mais quando estes abalos ocorrem no âmbito da Igreja, das suas instituições, pastorais, movimentos, dos seus padres e bispos. Isto é o que se chama de crise.
Na história do povo de Deus e entre os amigos de Jesus não foi diferente. “As cartas do jogo” foram muitas vezes embaralhadas e acreditar que Deus estava com eles e que Jesus era o enviado do Pai não foi uma coisa tranquila para os israelitas.
Josué, no texto de hoje, coloca os chefes do povo diante de uma situação que exige maturidade e discernimento. As cartas estão embaralhadas... “Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor”.
A condição de povo livre dependeria desta escolha, situação que não foi diferente para os discípulos de Jesus e seus conterrâneos. Enquanto Jesus fazia milagres e os alimentava tudo estava tranquilo e as multidões o seguiam. No momento em que ele pede uma tomada de posição muitos tomam outro rumo e preferem continuar na mediocridade da vida que estavam acostumados. Jesus “Sabendo que seus discípulos estavam murmurando” lança um desafio aos que permaneceram com ele: “Vós também vos quereis ir embora? ”.
Pedro, como de outras vezes responde em nome de todos: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.
Ter a coragem de “continuar o jogo” com as cartas embaralhadas a cada dia é um desafio que São Paulo ajuda responder escrevendo aos Efésios: “Vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros”. Paulo dá uma série de conselhos sobre as relações entre os esposos recomendando que ambos percebam no jogo da vida “Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja”.
Peçamos também nós a graça, o discernimento e a coragem de seguir ao único e verdadeiro Pão da Vida que alimenta e sustenta nas inseguranças do cotidiano. Tenhamos a certeza do salmista quando reza: “O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado; Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta; Muitos males se abatem sobre os justos, Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário