sexta-feira, 17 de novembro de 2023

HOMILIA PARA O DIA 19 DE NOVEMBRO DE 2023 - 33º DOMINGO COMUM - ANO A - DIA MUNDIAL DOS POBRES

 

VIRTUDE É NÃO ENTERRAR OS TALENTOS

Parafraseando são João Bosco podemos dizer que: A vida é o talento que Deus nos confiou, o bom uso que dela fazemos é o reconhecimento por aquilo que recebemos.

A parábola do Evangelho neste domingo sugere que ser discípulo de Jesus consiste em não ficar confiando no Senhor esperando sua manifestação gloriosa enquanto estamos de braços cruzados. Pelo contrário, fazer os talentos produzir implica estar profundamente envolvido em todas as coisas e atividades do mundo.

Não existem motivos que justifiquem a preguiça, a rotina, o medo, a acomodação, pelo contrário, cada um a seu modo é desafiado a fazer frutificar aquilo que recebeu. Na lógica de Deus ninguém fica de fora quando se trata de receber dons e talentos. Numa leitura simplória podemos pensar que aquele que recebeu um talento fosse discriminado e que pouco ou nada tinha que fazer. Pelo contrário: Um talento equivale a três mil dias de trabalho, ou seja, pouco mais de oito anos. Tempo suficiente para não ficar indiferente deixando perder as oportunidades ao longo do tempo.

A parábola completa o que São Paulo tinha falado aos tessalonicenses: “Portanto, não durmamos, como os outros, mas sejamos vigilantes e sóbrios”. A hora de Deus ninguém sabe, portanto, a maneira correta de aguardar a sua vida será em atitude de vigilância e coerência. Afinal de contas o batismo nos fez diferentes e o horizonte de nossa vida tem outras dimensões na comparação com aqueles que não foram batizados.

A nossa existência está sustentada na esperança, que não decepciona! Nossa vida tem como baliza a vida e os ensinamentos de Jesus e isso nos faz confiantes e torna nossa vida mais bela e significativa.

Esta diferença o autor do livro da sabedoria escreveu no contexto da sociedade patriarcal de outrora colocando valores na figura da mulher que só um homem sábio também percebe. Não precisamos muito esforço para perceber que o texto da primeira leitura pode ser aplicado a todas as pessoas do nosso tempo.

Mulheres e homens que conduzem suas vidas na generosidade, no trabalho, no compromisso são aqueles que fazem seu talento produzir. O texto de hoje pode ser reescrito assim: “Uma pessoa forte, quem a encontrará? Ela vale muito mais do que as joias”. Isso significa dizer que não enterra nem esconde seu talento.

É nesse contexto que o Papa Francisco nos convida para celebrar nesse domingo o Dia mundial dos pobres e que para a reflexão Francisco escreveu a partir do livro de Tobias que foi um marido fiel, um pai carinhoso, um homem justo e apesar disso foi perseguido e deportado, sofreu e foi injustamente perseguido. Colocado a prova experimentou a pobreza e todo tipo de sofrimento, mas no final da vida deixa um conselho para seu filho: “Nunca afaste seu olhar de um pobre”

Peçamos nós também a coragem e a conversão do coração para não nos fazermos indiferentes diante do sofrimento alheio. Não deixemos que nosso talento seja enterrado!

Um comentário:

  1. Ruth Helena Oliveira e Oliveirasegunda-feira, novembro 20, 2023

    Obrigada pela partilha. Deus continue abençoando sua missão 🙌🙌

    ResponderExcluir